Escalada Esportiva: CT Olímpico será inaugurado em Curitiba

Por Redação

ct olímpico
Local será destinado à preparação da seleção brasileira da modalidade. Foto: Levy Ferreira / SMCS.

A entrada da escalada esportiva nas Olimpíadas deu ainda mais visibilidade à modalidade no Brasil, que terá o seu primeiro CT Olímpico construído em Curitiba, capital do Paraná.

Leia mais

+ Guia das Olimpíadas: tudo sobre a escalada esportiva
+ Quem pode vencer Ondra e Janja nas Olimpíadas?
+ Argentino de 15 anos torna-se o mais jovem a escalar o Fitz Roy

Destinado à preparação da seleção brasileira da modalidade, o local será instalado no Parque dos Peladeiros e, inicialmente, terá paredes para a prática de duas modalidades olímpicas do esporte: Boulder e Velocidade.

“Com a inclusão da Escalada Esportiva nos Jogos Olímpicos 2020 e 2024, a demanda da Seleção Brasileira por um Centro de Treinamento, que já existia, se tornou urgente, e a Prefeitura de Curitiba foi uma importante aliada para tirar esse projeto do papel. O espaço será essencial para promover treinos conjuntos da equipe, além de fomentar o esporte, já que receberá o público para aulas de introdução à escalada”, destaca Raphael Nishimura, presidente da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva).

De acordo com a ABEE, o Centro de Treinamento terá três paredes, sendo uma interna de Boulder (já existente) e outras duas na área externa, de Boulder e Velocidade, que juntas formarão uma espécie de arena de competição.

As estruturas respeitarão as medidas oficiais, que são de 15m de altura para velocidade e pelo menos 4,5m para boulder de competição. “Nossa expectativa é que nos próximos anos seja construída também uma parede de guiada, contemplando as três modalidades olímpicas”, completa Nishimura.

Segundo Mariana Hanggi, atleta paranaense que faz parte da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, o CT Olímpico será essencial para preparar a equipe para disputar campeonatos internacionais.

“Ficamos muito animados com a notícia! O CT será nossa casa e onde teremos a oportunidade de treinar em conjunto e trocar experiências, sem falar na estrutura que é fundamental para nos prepararmos para grandes competições”.

Hoje, além dela, fazem parte da seleção outros nove atletas: Bianca Castro (RJ), Camila Flores (PR), Felipe Ho (SP), Jonas Leffeck (SC), Mateus Bellotto (SP), Patrícia Antunes (MG), Pedro Avelar (MG), Samuel Silva (SP) e Thais Makino (SP).