A capital, Quito, deixou de ser apenas uma escala para os viajantes que se dirigem às regiões de natureza exuberante do Equador.
Nos últimos anos, ciclistas do mundo todo têm descoberto centenas de milhares de singletracks dos bons, em sua maioria localizados em trilhas centenárias que cortam desertos de altitude, florestas úmidas e alguns dos vulcões mais altos do planeta.
A seguir, algumas dicas para você explorar a região em duas rodas com roteiros da H+I Adventures.
Veja também
+ Felipe Camargo escala a maior boca de caverna do mundo – e te leva junto
+ 6 posturas de yoga para fortalecer os ombros
+ O que fazer para economizar na viagem? 7 dicas para viajar barato
Safári de downhill
Um dos roteiros de mountain bike com muito singletrack explora as melhores ribanceiras em Quito e Cuenca. Os ciclistas fazem um aquecimento em trilhas que passam por ruínas incas, depois se dirigem para Cuenca para mais algumas pedaladas. Enquanto estão em Quito, os bikers podem se deliciar com o ceviche do restaurante El Ventanal e hospedar-se nas encostas do vulcão Pichincha, no hotel-boutique Hacienda Rumiloma, cercado de paisagens alucinantes.
Sobe e desce histórico
Entre as viagens épicas pelo Equador, é difícil encontrar uma melhor que o roteiro de dez dias que sobe 1.800 metros e desce outros 10.900 metros ao longo da crista dos Andes. O itinerário começa com um singletrack de 1.300 metros morro abaixo desde a boca do vulcão Pululagua.
Próxima parada: uma pedalada ao redor do Cotopaxi (5.897 metros), um dos mais altos vulcões ativos do mundo. Essa viagem culmina com uma descida de 2.300 metros na trilha Mamarumi, usada no passado por contrabandistas.
Pedal solo
Não se sente pronto para enfrentar subidas de dois mil metros? Então explore os vulcões e vales de Quito hospedando-se em uma das dezenas de pousadas, hotéis-boutique ou albergues confortáveis que existem no país. Faça sua base no histórico hotel La Casona de la Ronda e alugue uma mountain bike.
Jan, o proprietário, te recomendará trilhas adequadas para seu nível técnico, mesmo que seja apenas para passear pela cidade velha ou dar uns rolês por singletracks da região. Após a pedalada, tome um ônibus para Baños, ao sul, onde você pode tomar banho de cachoeira ou entrar numa fonte termal, na famosa cidade equatoriana que é portal para a Amazônia.