Empresa da Embraer vai desenvolver 200 veículos aéreos elétricos

Por Redação

Eve, da Embraer, vai desenvolver 200 veículos aéreos elétricos
Imagem: Reprodução/Embraer

A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa de mobilidade aérea criada pela Embraer, e a Halo anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de produtos e serviços de UAM (Mobilidade Aérea Urbana) nos Estados Unidos e no Reino Unido, que inclui um pedido de 200 unidades de eVTOL (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), segundo o UOL.

A Eve Urban Air Mobility Solutions é uma empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana no mundo.

A Embraer disse em nota à imprensa que essa encomenda representa uma das maiores na indústria de mobilidade aérea urbana e que as entregas dos veículos elétricos estão previstas para começarem em 2026.

Leia mais

+ Nasa vai impulsionar a criação de aviões elétricos

+ Avião supersônico terá voo de 4 horas para qualquer lugar do mundo por U$ 100

O acordo coloca a Halo, empresa líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, em parceria com a Eve para desenvolver uma nova operação de eVTOL em ambos os países.

A colaboração das duas empresas será a primeira parceria internacional entre operadoras de eVTOL deste tipo. O acordo se beneficiará do trabalho que a Eve já realiza no mercado do Reino Unido como líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.

Em colaboração com o programa de “innovation sandbox”, da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a parceria entre a Eve e a Halo resultará em uma das primeiras operadoras a contribuir com este trabalho e continuar a desenvolver Londres como um mercado viável e atraente para as operações de UAM.

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, disse Kenneth C. Ricci, diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte.