Jonathan Paredes e Orlando Duque, atletas de High Diving, mergulham em saltos radicais nos cenotes mexicanos em nova minissérie documental

Rituais centenários, paisagens estonteantes em meio aos cenotes e saltos a mais de 20 metros de altura. Ao longo de cinco dias, os atletas Jonathan Paredes (MEX) e Orlando Duque (COL) viajaram pelo México em busca dos cenotes (cavidade natural com poços de água cristalina) mais escondidos do País para grandes mergulhos. Todas as emoções, desafios e curiosidades dessa experiência ganharam as telinhas na minissérie documental ‘The Path of Xibalbá’, disponível a partir desta semana, pela Red Bull TV, gratuitamente, por meio deste link.

Leia também: Recorde brasileiro no cliff diving

Na Península de Yucatán (MEX), os dois atletas de high diving visitaram 12 cenotes e foram apresentados à cultura maia, seus rituais, culinária, arte e até um tradicional jogo de bola. Em cada parada, a dupla relata as principais impressões e sentimentos, cujo grau de dificuldade vai aumentando ao longo dos três episódios dessa minissérie documental.

O cenote de Ik Kil, aliás, guarda boas recordações a Paredes. Foi lá que ele estreou, em 2011, no Campeonato Mundial de Salto em Penhasco. “Finalmente, eu realizei um dos meus sonhos na companhia do meu melhor amigo e voltei para onde tudo começou há dez anos. Espero que este seja o início de muitas outras aventuras que ainda estão por vir”, afirma o mexicano.

A produção conta com três episódios curtos, de até nove minutos cada. Os protocolos de segurança preventivos foram tomados, com os atletas e profissionais envolvidos utilizando máscaras e seguindo as medidas recomendadas pela OMS. O público brasileiro pode acompanhar os episódios pelo Youtube  ou pela Red Bull TV.