A menos que você seja um atleta profissional, não é fácil sempre dormir as oito horas de sono recomendadas pelos médicos e ter tempo de fazer exercício para mantê-lo em forma.

É bastante claro em estudos que o sono é essencial – para manter a cabeça sã, manter um sistema imunológico saudável, etc. Mas, novamente, o exercício também é essencial, com todos os seus benefícios óbvios, mais o bônus de dormir melhor.

Portanto, se houver uma hora extra para se exercitar ou uma hora extra para dormir mais, qual você escolheria?

Definitivamente durma, de acordo com Charles H. Samuels, diretor médico do Center for Sleep and Human Performance em Calgary. “Não há argumento aqui”, diz ele. “A escolha entre recuperação e treinamento adequados está sempre do lado da recuperação.”

Até agora, a maioria dos estudos sobre sono e exercício se concentrou em como limitar ou prolongar o sono afeta o desempenho. Um estudo de 2014 no European Journal of Sport Science rastreou os hábitos de sono de nadadores de elite durante períodos de treinamento intenso e descobriu que os horários de início da manhã realmente impediam o sono – mesmo quando os atletas iam dormir cedo.

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A desvantagem? Atletas com sono limitado tendem a relatar “mau humor e maior cansaço” durante o treinamento, e alguns estudos descobriram que dormir menos também pode interferir no metabolismo da glicose e na regulação do apetite do corpo.

Em um estudo de 2011, Cheri Mah, pesquisadora da Clínica de Distúrbios do Sono de Stanford e do Labratory de Pesquisa, e colegas pediram aos jogadores de basquete de Stanford que cumprissem seus horários normais de sono e monitorassem suas jogadas por algumas semanas. Então, eles aumentaram o tempo de sono para dez horas por noite (mais alguns cochilos) e a ingestão limitada de álcool. O resultado: tempos de sprint mais rápidos, melhor tempo de reação, arremesso mais preciso e melhor humor.

“Muitas vezes, o sono é uma das primeiras coisas a serem sacrificadas, mas é importante para o bom funcionamento e o desempenho máximo”, diz Mah. O estudo sugere até que dormir melhor é a única maneira de atingir o desempenho máximo.

Mas isso não significa colocar toda a sua ênfase no sono e pular os treinos. Você precisa equilibrar os dois, alterando a intensidade e a frequência de seus exercícios reservando um descanso suficiente para garantir que seu corpo tenha tempo suficiente para se recuperar. Caso contrário, você corre o risco de ter um desempenho mais desleixado e menos satisfatório.

“Se você se sentir descansado e pronto para um treino longo, vale a pena treinar mais nesse dia”, diz David Geier, cirurgião ortopédico e ex-diretor de medicina esportiva da Universidade Médica da Carolina do Sul. “Se você se sentir realmente cansado, especialmente se você treinou duro nos últimos dias, dormir mais pode ser uma ideia melhor”.