Dor na frente do joelho, ou dor anterior no joelho, é uma lesão comum que afeta tanto atletas recreativos quanto experientes. A dor anterior no joelho é frequentemente referida como síndrome patelofemoral ou tendinite patelar. A origem da dor em ciclistas geralmente é a inflamação causada por compressão excessiva devido a movimentos repetitivos defeituosos, em vez de danos causados por trauma.
+ Causa da dor no joelho: veja o que pode ser e o que fazer para aliviar
+ 7 exercícios para aliviar as dores no joelho
+ Joelho de corredor: tratamento da síndrome da dor patelofemoral (SDPF)
Se você está sofrendo de dor anterior no joelho, pode ser devido a uma dessas quatro causas.
Dor anterior no joelho ao pedalar: causas
Treinamento
Um aumento rápido no volume de treinamento, seja através da quilometragem ou sessões de baixa cadência (subidas ou trabalho com marcha grande), pode aumentar a carga sobre os tecidos que cruzam a frente do joelho.
Solução: Reduza temporariamente a quilometragem e concentre-se em uma cadência mais alta (> 80 RPM).
Posição do selim
Um selim muito baixo e/ou muito para frente colocará uma carga significativa nos quadríceps e no tendão patelar. Em uma posição de bicicleta de triatlo ou de contra-relógio, o selim muitas vezes é deslocado para frente nos trilhos tentando ficar “sobre” os pedais, mas ao custo de seus tecidos.
Solução: Ajuste o seu selim, ou melhor ainda, invista em um ajuste de bicicleta adequado com um ajustador de bicicletas qualificado. Isso é particularmente importante se você comprou uma bicicleta nova recentemente, pois as novas bicicletas têm uma geometria diferente (e, portanto, diferentes considerações de ajuste) do que os designs anteriores.
Comprimento do pedivela
Na tentativa de ganhar alavancagem durante o golpe de pedal, os atletas muitas vezes usam braços de pedivela mais longos, o que pode causar flexão excessiva do joelho.
Solução: Diminua para o comprimento apropriado.
Rigidez do tecido
A falta de flexibilidade pode fazer com que a patela acompanhe de forma imprópria o sulco do fêmur, criando compressão e dor. Os quadríceps apertados e/ou as bandas iliotibiais apertadas são os culpados.
Solução: Comece uma rotina regular de alongamento, massagem e rolo de espuma.
+ 6 exercícios para melhorar a sustentação dos quadris, joelhos e tornozelos
Lembre-se de que ignorar a dor e tentar treinar através dela levará a lesões mais significativas e maior perda de tempo de treinamento de qualidade. Capturar e tratar lesões por trauma repetitivo precocemente pode fazer com que você volte à estrada mais cedo.