Chaz Powell e Tim Roberts se tornaram os primeiros a caminhar pelo comprimento do rio Gâmbia
Por Redação
Em 24 de janeiro, os britânicos e aventureiros Chaz Powell e Tim Roberts começaram uma jornada a partir da fonte do rio Gâmbia, um dos principais rios da África, caminhando por toda sua extensão até a chegada da água ao Oceano Atlântico. Foram 1.120 quilômetros da nascente até o mar, completando a jornada em apenas 46 dias.
Das terras altas de Fouta Djallon, no centro da Guiné, a dupla percorreu, acompanhando a pé o fluxo do rio, o Senegal e a Gâmbia a caminho da cidade de Banjul, localizada na costa do Atlântico. Chaz e Tim se tornaram os primeiros a percorrer o rio Gâmbia a pé.
Visualizar esta foto no Instagram.
Ao longo do caminho, eles passaram por terrenos desafiadores, incluindo desfiladeiros profundos, áreas rochosas e pântanos difíceis. O calor e a umidade também conspiraram contra eles, com temperaturas muitas vezes acima de 40ºC.
+ Expedição Raiz: uma jornada Brasil a dentro
+ Vovó de 81 anos faz road trip da África do Sul até Londres
+ Leopardo negro é fotografado pela 1ª vez em mais de 100 anos na África
“Foi uma incrível mudança de vida que nos levou, paisagens selvagens, acidentadas e de tirar o fôlego desde o primeiro dia! Uma aventura desafiadora que nos levou a percorrer temperaturas extremas e paisagens agrestes, enquanto suportamos constante fome, desidratação e caminhada entre os animais mais selvagens! Mas também tem sido a mais incrível das viagens em que vivemos uma hospitalidade e bondade sem fim das pessoas mais humildes”, disse Chaz Powell em um post no Instagram.
Chaz e Tim usaram cartões SIM locais para postar atualizações regulares sobre seu progresso. Eles estabeleceram um sólido ritmo inicial, apesar do calor e da umidade. No Senegal, a caminhada foi impedida pelo Parque Nacional Niokolo-Koba, um extenso território de florestas protegidas, savana e zonas úmidas.
Visualizar esta foto no Instagram.
Os dois não conseguiram uma permissão para atravessar a área antes de sua expedição, e parecia que teriam que seguir o rio de fora do parque.
Felizmente, quando já estavam pensando em desistir de completar toda a extensão do rio, eles receberam uma permissão de atravessar a reserva com uma escolta de guarda florestal. Na companhia dos guardas florestais Solly e Abdou, eles atravessaram o parque em quatro dias.
Causa nobre
Chaz tem mais de 15 anos de experiência em viagens e expedições remotas. Entre 2016 e 2017 ele passou 137 dias percorrendo os 3.000km de comprimento do rio Zambeze, o quarto rio mais longo e selvagem da África; tornando-se apenas a segunda pessoa na história conhecida a completar esta jornada selvagem e perigosa a pé.
Visualizar esta foto no Instagram.
Tim juntou-se a Chaz nesta última viagem como fotógrafo de expedição e ajudou a documentar esse feito histórico.
O objetivo de Chaz é ajudar a proteger as terras selvagens para as gerações futuras. Para esse fim, ele fez uma parceria com a African Wildlife Foundation e está usando suas expedições para arrecadar fundos para essa organização.
Saiba mais sobre a expedição no seu site oficial ou no Facebook e no Instagram @thewildestjourney.