Dicas para você começar a acampar

Por Redação

Dicas para você começar a acampar
Jack Sloop/Unsplash

Acampar é uma das melhores atividades do mundo outdoor: uma união de viagem, natureza, diversão e tranquilidade. Principalmente durante a pandemia, começar a acampar pode ser muito simples — sem equipamentos e locais mirabolantes — e, ao mesmo tempo, revigorante.

Com a chegada do novo coronavírus e as restrições de viagens, o acampamento em locais vazios e sem necessidade de pegar aviões e ônibus lotados tem sido uma boa saída para quem quer matar a saudade de estar perto da natureza. E, como muitas pessoas ainda não conheciam esse universo antes da pandemia, reunimos algumas dicas para iniciantes. Confira:

Comece na zona de conforto

Nas primeiras vezes em que for acampar, procure locais que comumente recebem aventureiros e suas barracas. Dessa forma, você garante que terá uma boa infraestrutura e segurança em caso de alguma adversidade.

Os campings com estrutura são ótimas opções para quem está começando a acampar. Muitos campings contam com cozinha compartilhada, banheiros e até áreas de lazer.

Apesar do custo da diária, os preços de muitos desses campings são bem mais baixos que de hotéis e pousadas, porque ainda é preciso levar sua própria barraca e equipamentos. Sites como o ondeacampar.com.br, barracalivre.com.br e o MaCamp mostram diversas opções e avaliações de campings no Brasil.

Uma opção ainda mais precavida para começar a entender esse universo é acampar em casa. Isso mesmo! Para quem mora em casa com quintal, passar uma noite na barraca no lado de fora é uma ótima maneira de testar equipamentos, como a impermeabilidade da barraca e a temperatura do saco de dormir. Dessa forma, você evita surpresas quando for acampar no mato.

Se possível, vá acampar de carro

Além de evitar aglomerações de ônibus e aviões durante a pandemia, acampar de carro possibilita que você leve muito mais coisas da sua casa para os dias na natureza. Assim é possível carregar cobertores extras, mais utensílios de cozinha e de higiene e até mais alimentos — sem ter que fazer malabarismos para guardar tudo na mochila.

Quando ganhar mais experiência, não hesite em partir para locais mais afastados, não acessíveis de carro, com apenas a mochila nas costas — assim você vai viver uma verdadeira aventura.

Leia também:

+ Cinco destinos perfeitos para acampar

 + Como planejar sua primeira viagem de carro para acampar

O que levar?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem vai começar a acampar. Mesmo que você vá para um camping com estrutura, é importante ficar atento na lista e levar alguns itens essenciais.

Começando pelas roupas, tente planejar o que vai usar em cada dia para não exagerar e acabar levando o guarda-roupas inteiro para a viagem. Tenha sempre roupas de frio, porque a madrugada na barraca costuma ser gelada. Lembre-se também de calçados seguros para andar na natureza.

Além dos itens de higiene pessoal, como escova de dente, toalha de banho e papel higiênico, não se esqueça do repelente. A maioria dos espaços ao ar livre tem muitos insetos que podem ser um grande incômodo no seu acampamento. Protetor solar também é essencial!

Quanto aos equipamentos para acampar, você precisará de barraca, saco de dormir ou colchão inflável e travesseiro (que também pode ser inflável). Outros itens que podem ajudar são lanterna, uma canga ou manta para forrar a barraca ou algum lugar para sentar e uma cadeira dobrável.

Em relação a itens de cozinha, tudo depende do local que você irá acampar. Se a escolha for um camping mais estruturado, não será necessário levar muitas coisas. Mas é interessante ter seus próprios utensílios como garfo, faca e colher, assim como copo ou garrafa térmica.

Ah, e não se esqueça de levar um pequeno kit de primeiros socorros. Por segurança, tenha sempre band-aids, algodão e alguns remédios básicos.

-Publicidade-