Dia Mundial do Veganismo: 5 alimentos reconfortantes para novos vegetarianos

Por Outside USA

alimentos vegetarianos
Foto: shutterstock

Abandonou a carne, mas ainda está tentado por alimentos não vegetarianos? Para ajudá-lo, a ex-editora de alimentos da VT  Mary Margaret Chappell da sugestões de opções saudáveis ​​que funcionam como substitutos deliciosos (além do feijão, que pode ser adicionado a praticamente qualquer coisa).

Leia mais:

+ Os melhores substitutos veganos para sua dieta

+ Receitas veganas saudáveis de pizza de quinoa e petit gateau

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

Aproveite para incrementar esses ingredientes nas suas receitas de hoje, já que esta terça-feira 1 de novembro celebra o Dia Mundial do Veganismo. Mas lembre-se: seus amigos e familiares onívoros também vão adorar esses alimentos vegetarianos infalíveis.

1. Cogumelos

Qualquer cogumelo suculento é um ótimo substituto para a carne, mas Chappell prefere portobellos gordos: “Eles não ficam pequenos e moles quando cozidos, como os outros cogumelos”. Ela recomenda fazer hambúrgueres portobello para “a mesma textura de afundar os dentes que outros hambúrgueres têm”. Ou recheie as tampas com vegetais, verduras, grãos e queijo vegano e asse para uma refeição saudável. Tem cogumelos por aí? Pique, cozinhe e adicione ao molho de macarrão com pimenta.

2. Lentilhas

“Você pode pegar qualquer receita com carne moída e trocar pela mesma quantidade de lentilhas”, diz Chappell. Ela gosta de lentilhas francesas ou Puy, que não ficam tão moles quanto outros tipos de lentilhas. Ao contrário dos feijões secos, as lentilhas não requerem imersão e cozinham super-rápido. Além da lentilha feita estilo feijão brasileiro, use-as para reforçar chilis, caril,  rolinhos de repolho e recheios de taco. Ou substitua-as por carne em receitas mediterrâneas como moussaka (foto abaixo), onde eles combinam especialmente bem com ervas e especiarias.

3. Tofu

Considere o tofu uma página em branco – ele absorverá os sabores de tudo o que você adicionar ali. Para obter a textura mais carnuda, Chappell espreme o líquido, adiciona uma marinada e assa ou grelha. (Tofu frito torna-o mais macio e instável por dentro, o que pode trazer bastante sabor também). Escolha blocos firmes ou extra-firmes. Dica do lanche-da-tarde ou de trilha: sanduíches de tofu assados.

4. Berinjela

As berinjelas podem ser cortadas em costeletas longas e carnudas, tornando-as perfeitas para uma parmegiana de dar água na boca. Procure por parmesão sem coalho animal, parmesão vegano. Para molhos, ensopados e caçarolas, Chappell opta pela berinjela japonesa: “Nunca é amarga e se mantém melhor do que a berinjela italiana quando cozida”. Escolha berinjelas firmes e brilhantes, sinal de que estão frescas.

5. Seitan

O seitan, assim como o tofu e o tempê, é uma alternativa vegana à carne. Diferentemente das outras duas opções, o seitan é feito a partir do glúten, ou seja, a proteína do trigo. Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, ela tem sido consumido desde a Antiguidade, especialmente na Índia e na China.

Esta “carne de trigo” repleta de proteínas tem a mesma textura super-mastigável da carne bovina e suína, tornando-a um excelente alimento de transição. “ O VT tem a melhor receita caseira de seitan e eu já experimentei muitas delas”, diz Chappell. “Você nunca vai voltar a querer as coisas embaladas. É mais barato, mais saboroso e melhor para você sem todo o sal!” Planejando servir um assado de seitan no seu banquete de férias? Corte em fatias finas para que haja mais área de superfície para absorver todo o molho.