As vítimas foram “catapultadas como balas”

Pelo menos 10 alpinistas foram mortos depois de uma inundação no sul da Itália. Eles estavam andando em um desfiladeiro em um parque nacional na região da Calábria quando começou uma chuva forte e foram atingidos por ‘uma avalanche de água’ na garganta do rio Raganello.

De acordo com as autoridades, 23 pessoas foram resgatadas. Uma menina de oito anos foi levada para o hospital com hipotermia.

Carlo Tansi, chefe da proteção civil, disse aos repórteres que quando os alpinistas foram atingidos pela água, eles foram “catapultados como balas” e foram arrastados pelo vale por cerca de três quilômetros.

Rescuers conduct recovery operations in the Raganello Gorge in Civita, southern Italy
Equipes de resgate realizam operações no desfiladeiro de Raganello em Civita, no sul da Itália (EPA / FRANCESCO CAPITANEO)

“O desfiladeiro de Raganello é estreito e alto, pode atingir até mil metros de altura”, disse ele. “O desfiladeiro encheu de água em um tempo muito curto.”

As nacionalidades dos alpinistas ainda não foram divulgadas, embora o jornal Corriere della Sera tenha dito que um dos feridos era holandês e havia sofrido uma fratura na pélvis.

Imagens na televisão nacional mostraram esquipes de resgate de montanhas com capacetes correndo da cidade mais próxima, Civita, para chegar ao desfiladeiro, uma atração turística popular no verão.

Na semana passada, uma ponte de autoestrada desabou na cidade portuária de Gênova, no norte da Itália, matando 43 pessoas