Cerca de 200 pessoas foram evacuadas das áreas próximas a cachoeira

Fortes chuvas começaram a cair na última semana na área da Havasu Falls, no Grand Canyon, e transformaram o a famosa cachoeira de água azul-turquesa em uma enxurrada de lama. 

Um visitante que estava no local no último final de semana disse ao The Arizona Republic que, quase que num instante, os ventos aumentaram com “areia soprando em todos os lugares” e o lago formado pela cachoeira começou a encher. As pessoas correram para lugares mais altos. O surto causou a rápida evacuação de quase 200 visitantes, embora nenhum ferimento grave tenha sido relatado.

De junho a agosto, a área, que fica a dez quilômetros de qualquer estrada e nas profundezas da Reserva Havasupai, é especialmente suscetível a inundações devido à estação das chuvas.

Os visitantes costumam ficar em um acampamento entre Havasu e Mooney Falls, cercados em ambos os lados por paredes de cânions que são centenas de metros de altura e tornam quase impossível escapar. Na quinta-feira, os rios haviam transbordados tanto que todos receberam ordens de evacuar alguns quilômetros até a cidade de Supai.

As inundações destruíram passarelas e obstruíram as trilhas de saída. Um helicóptero que normalmente ajuda a transportar suprimentos e turistas para a cidade também começou a levantar de cinco a seis pessoas ao mesmo tempo, enquanto outros se abrigaram em um prédio comunitário e uma escola na cidade enquanto esperavam sua vez. 

A Havasu Falls é conhecida pela água azul-turquesa

“Eu vi a beleza da natureza e sua ira em questão de alguns dias”, Christopher Brewer, que estava acampando quando as enchentes chegaram, postou em um grupo no Facebook para aqueles que visitam a área. “Este foi o momenro mais feliz e amendontrador que eu já tive em minha vida. E eu ainda não me arrependo de ter vindo aqui.”

Pelo menos 300 pessoas tiveram suas reservas afetadas, disse a porta-voz da Havasupai, Abbie Fink, à Associated Press. Esses indivíduos terão a oportunidade de reagendar suas visitas para o final deste ano.