Desperdício zero: aprenda a aproveitar abacates maduros e marrons

Foto: shutterstock

Você já esteve vagando pela cozinha – guardando louças, aquecendo sobras, beliscando do armário de lanches – quando seus olhos caem sobre uma visão sombria e terrível na sua bancada? Aquele grupo de abacates que você comprou na semana passada foi esquecido de alguma forma e agora estão marrons – e parecem pior do que quando você os comprou. Eles praticamente gritam: “Nós poderíamos ter sido guacamole! Tínhamos tanto potencial! POR QUÊ?!?”

Leia mais:

+ 7 benefícios comprovados do abacate

+ Receita de macarrão carbonara com abacate

+ Pasta proteica ao pesto de abacate

Os abacates são frutas sensíveis e são considerados “perfeitos” por apenas dois a três dias. Um abacate firme e verde pode durar semanas na geladeira, mas uma vez na bancada, seus dias estão contados.

Se você cortar um abacate e encontrar algumas manchas marrons, não o jogue fora imediatamente. Essas imperfeições podem ser contusões causadas por terem sido sacudidos no carrinho de compras e não há nada com o que se preocupar. Você também pode ver fibras marrons, mas essas também são inofensivas e podem ser consumidas. O escurecimento muitas vezes é apenas o resultado da oxidação, uma reação química que ocorre quando o oxigênio se combina com outra substância e ocorre uma reação. Assim como uma maçã pode ficar marrom se exposta por muito tempo.

Um representante do conselho de pesquisa da Comissão do Abacate da Califórnia diz: “Até onde sei – e não encontrei nenhuma pesquisa em contrário – não há mudança no valor nutricional dos abacates quando começam a escurecer”.

No entanto, se um abacate cheirar mal, tiver mofo ou manchas pretas, está além do ponto de ser comido.

Para abacates menos do que perfeitos que valem a pena salvar, aqui está uma lista de maneiras de usá-los:

Assar

Abacates escurecidos são mais macios e cremosos do que os maduros, então são perfeitos para assar em sobremesas super úmidas, como brownies e bolos. Eles até podem ser substituídos por ingredientes comuns de cozimento, como manteiga, gordura vegetal ou ovos.

Molho de salada

Abacates muito maduros têm a textura ideal para serem transformados em molhos cremosos. Uma pequena quantidade vai longe e não vai dominar outros sabores com o gosto residual de abacate.

Pesto

Assim como o molho de salada, ninguém vai perceber as manchas marrons em um abacate se você misturá-lo com pesto para a massa. Bata abacate muito maduro, manjericão, castanha, azeite, alho e suco de limão para obter um molho pesto equilibrado e rico.

Aveia

Antes de torcer o nariz para esta ideia, pense em aveia como uma tela em branco para os ingredientes salgados que você está com vontade de comer. Abacate amolecido e muito maduro misturado à aveia lhe dá uma textura mais espessa e um sabor mais cremoso. Adicione sal, pimenta, cebolinha e um ovo frito e você terá um café da manhã poderoso cheio de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Uma das nossas maneiras favoritas de usar abacates escurecidos é transformá-los em um pudim doce e rico de chocolate. Leva apenas 10 minutos e inclui ingredientes que provavelmente você já tem em sua despensa.

Foto: shutterstock

Mousse de Chocolate com Abacate e Banana

PORÇÕES 4 PREPARO 10 min DURAÇÃO 10 min

Ingredientes

1 ½ bananas
1 abacate muito maduro, sem caroço e descascado
¼ xícara de cacau em pó sem açúcar
3 colheres de sopa de xarope de bordo puro
½ colher de chá de extrato de baunilha puro
¼ colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

  1. Em um processador de alimentos, adicione a banana, o abacate e o cacau em pó. Processe até que apenas alguns pedaços permaneçam, cerca de 1 minuto.
  2. Com o processador em funcionamento, despeje o xarope de bordo pela abertura na tampa do processador e processe até que fique completamente homogêneo, raspando a tigela conforme necessário, cerca de 1 minuto.
  3. Adicione a baunilha e a canela e processe até que estejam combinados, cerca de 10 segundos.
  4. Transfira para um recipiente hermético e leve à geladeira até que esteja completamente gelado, de 1 hora e meia a 2 horas.

Receita de Carla Lyons