Figo é fruta? É vegano? Tire suas dúvidas

Por Outside USA

Figo é fruta? É vegano? Tire suas dúvidas - Go Outside
Foto: Shutterstock

Nem todo mundo acha que os figos são algo que veganos e vegetarianos deveriam comer. Há muitas perguntas por aí sobre se há vespas no figo – e há alguma confusão sobre o que esse alimento é tecnicamente em primeiro lugar (dica: não é uma fruta). Então, tire todas as suas dúvidas sobre o figo aqui:

+ Conheça as 12 frutas com mais açúcar
+ Como as frutas vermelhas podem beneficiar sua saúde

Figo é fruta?

Assim como o tomate não é tecnicamente um vegetal, o figo não é tecnicamente uma fruta. Em vez disso, ele é o que é conhecido como inflorescência. A Ecological Society of America o descreve como “um aglomerado de muitas flores e sementes contidas dentro de um caule bulboso”. Essa estrutura incomum – às vezes descrita como uma flor invertida – é o que exige um processo incomum de polinização. Chegaremos nisso a seguir.

A maioria dos figos cultivados na natureza e alguns cultivados comercialmente são polinizados por vespas. E se você se sente desconfortável em pensar muito em vespas, você pode querer parar por aí e provavelmente fugir dos figos.

Para aqueles dispostos a continuar, esse processo de polinização é central para a questão de os figos serem veganos ou não. Quando você pensa em polinização, pode imaginar uma abelha andando entre várias flores diferentes, polvilhando pólen amarelo à medida que avança. Mas com figos, não funciona bem assim.

Uma vespa rainha entrará em uma abertura estreita na figueira, o ostíolo, quando estiver pronta para botar ovos. Se for uma flor masculina (as flores têm sexo biológico), ela pode botar os ovos. Ela morrerá dentro da flor, mas as larvas poderão sair e viver uma vida produtiva de vespa. Se ela pousar em uma flor feminina, ela a polinizará para que possa amadurecer no bulbo semelhante a uma fruta que consumimos.

A alegação de que quaisquer pedaços crocantes que você sente ao morder um figo são partes do corpo de uma vespa é geralmente falsa. Essas são provavelmente as sementes que você está comendo. No momento em que o figo se desenvolve, tudo relacionado à vespa foi decomposto pela ficina, uma enzima da planta.

Figo é vegano?

Essa relação reprodutiva entre figos e vespas ocorre naturalmente e acontece na natureza. Mas isso significa que uma vespa morre para que um figo possa crescer.

“Embora seja verdade que a maioria dos figos teve uma vespa morta dentro deles, não é verdade dizer que um vegano comendo tal figo está realmente comendo a vespa”, escreve a organização internacional Vegan Friendly. “Todo esse processo ocorre naturalmente, sem envolvimento humano ou crueldade com os animais. A sobrevivência de ambos os conjuntos de espécies, de vespas do figo e figueiras, depende desse feito surpreendente da natureza. Portanto, em nossa opinião, e de quase todos os veganos que você pode perguntar, figo é realmente vegano.”

+ Dicas de alimentos veganos para sua lista de supermercado

Em última análise, o que qualquer indivíduo sente que é apropriado ou não em sua dieta depende deles, mas, pela maioria dos padrões, os figos são tão apropriados para um vegano comer quanto uma fruta seria.

Se a ideia de uma vespa potencialmente ter morrido dentro de algo que você vai comer o incomoda devido ao veganismo ou simplesmente se sente estranho com a coisa toda, isso não significa que todos os figos precisam estar fora do menu. Muitos figos cultivados comercialmente não dependem de polinização baseada em vespas.