Daniel Nascimento quebra recorde histórico na Maratona de Seul

Por Redação

daniel nascimento recorde
Foto: Reprodução / Instagram.

O brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento, o Danielzinho, disputou na manhã do último domingo (17) a Maratona Internacional de Seul e fez história ao chegar na terceira colocação com o tempo de 2:04:51.

Leia mais

+ Na casa dos campeões: os treinos de Daniel Nascimento no Quênia

+ Tudo o que você precisa saber para correr uma maratona

+ O que explica o domínio de Eliud Kipchoge na maratona?

Com a marca, o fundista de 23 anos de idade cravou dois novos recordes simultâneos da modalidade: o sul-americano e o brasileiro, que pertenciam a Ronaldo da Costa desde setembro de 1998, quando quebrou o recorde mundial da distância em Berlim com 2:06:05.

Danielzinho, uns dos 18 atletas de elite convidados pela organização e dono do “bib” número 10, largou com 6ºC e 85% de umidade do ar, passou a marca dos 10km com 29:20; os 15km com 43:58; os 20km com 58:44 e os 30km com 1:27:54.

A partir do 35km o pelotão se desfez com dois etíopes tomando a liderança seguido pelo brasileiro em terceiro lugar. No quilômetro 37, Danielzinho reagiu e encostou nos dois líderes correndo em bloco até o final no Estádio Olímpico.

O atleta de Paraguaçu Paulista ultrapassou a linha de chegada em terceiro lugar, tornando-se também o maratonista não africano mais rápido da história.

O campeão foi o etíope Mosinet Geremew com o tempo de 2:04:41, seguido por seu compatriota Herpasa Negada com 2:04:45.

“Foi uma atuação de gala, de um maratonista experiente. Nosso foco é a evolução de sua marca pessoal até os Jogos de Paris, em 2024”, comentou o treinador Jorge Luiz da Silva.

“Ele estava comemorando muito o resultado e os recordes. Estava extremamente feliz. Por questões sanitárias, ainda em função da pandemia, teve de retornar logo para o Quênia, onde mora e treina. Agora é comemorar essa marca histórica para o Brasil, descansar um pouco e fazer novo planejamento”, acrescentou da Silva.

A princípio, Daniel, que já está qualificado, deve participar do Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.

A competição – Disputada pela primeira vez em 1931, a proba em, Seul é a terceira mais antiga prova asiática de corridas, porém a modalidade maratona na competição foi introduzida e disputada pela primeira vez em 1964.

Com formato ponto a ponto, a prova começa no Gwanghwamun Plaza, no Centro da cidade, e termina no Estádio Olímpico de Seul.

-Publicidade-