O maratonista brasileiro Daniel Nascimento liderou boa parte da Maratona de Nova York, realizada no último domingo (6), nos EUA, mas sentiu um desconforto faltando 10 km para o fim e abandonou a disputa.
Recordista sul-americano da modalidade, Danielzinho chegou a abrir dois minutos de vantagem para o vice-líder, mas na altura do quilômetro 28 precisou ir ao banheiro.
Veja também
+ Na casa dos campeões: os treinos de Daniel Nascimento no Quênia
+ No rastro do rei: o que explica o domínio de Eliud Kipchoge na maratona?
+ 10 dicas para a sua primeira maratona
A vantagem caiu para 1min08s. Mais alguns quilômetros no entanto, ele acabou desabando no chão e desistiu da corrida. A vitória ficou com o queniano Evans Chebet, que já havia vencido em Boston esse ano.
NYC Marathon leader Daniel Do Nascimento collapses at Mile 21pic.twitter.com/nLxpP5QrZx
— Citizen Free Press (@CitizenFreePres) November 6, 2022
Por ser tão jovem, Daniel, 24 anos, tinha apenas cinco maratonas na carreira até o último domingo. A primeira delas, ano passado, em Lima, no Peru, conseguiu o índice olímpico correndo em 2h09m numa prova com condições adversas.
Em Tóquio, se manteve entre os primeiros colocados por mais de 30 minutos, mas desistiu da prova no meio do caminho.
No fim do ano passado, em Valência, ficou muito perto do recorde sul-americano, correndo a prova em 2h06m, terminando no top 10 da corrida. Em abril, na Maratona de Seul, finalmente quebrou o recorde sul-americano com o tempo de 2h04m51.
Até o momento, apenas dois brasileiros conseguiram vencer uma maratona Major, Ronaldo da Costa, que foi campeão em Berlim em 1998, e Marilson Gomes dos Santos, que venceu duas vezes em Nova York em 2006 e 2008.