O governo de Cuba eliminou a exigência de teste e passaporte de vacinação contra covid-19 para entrar no país. A medida foi anunciada pelo ministro Juan Carlos Garcia Granada na última segunda-feira (4) e entra em vigor hoje (6).
+ Vacinados não precisam mais apresentar teste de covid-19 ao chegar no Brasil
+ Maldivas ganham aeroporto com vista paradisíaca
+ Waterwoman por natureza: os treinos da remadora brasileira Aline Adisaka
A partir del 6 de abril no será necesario presentar los requisitos de PCR y certificado de vacunación por parte de los viajeros en el arribo al país.
Se mantendrá la toma de PCR de forma aleatoria en los aeropuertos.#CubaVive#CubaTravel pic.twitter.com/jQ2DfzdEeI— Juan Carlos Garcia Granda (@JuannCarlosGG) April 4, 2022
No entanto, o governo ainda irá realizar alguns testes PCR’s em caráter amostral, ou seja, apenas em algumas pessoas que chegam ao país serão testadas. Segundo o Ministério da Daúse, em caso de positivo, o caso seguirá protocolos aprovados para o controle clínico-epidemológico da doença. No entanto, as exatas medidas não foram detalhadas pelas autoridades.
A exigência do uso de máscara, além de distanciamento e higienização constante das mãos, seguem sendo obrigatórias, especialmente em zonas portuárias e aeroportos de Cuba. “A modificação dos protocolos de entrada em Cuba, [se deu] graças ao trabalho de cientistas, médicos e profissionais de saúde, que permitiram que 89,5% da população alcançassem esquema completo de vacinação própria”, explica Garcia Granada.