Existem muitas ótimas opções de treinamento cruzado para quem vive a corrida, ciclismo e/ou triatlo de forma mais casual, ou para aqueles limitados pelo clima, viagens ou tempo. As melhores atividades de cross training são aquelas que proporcionam um benefício geral de condicionamento cardiovascular, resistência muscular, coordenação e alguns outros fatores potenciais.
+ O que fazer (e o que não fazer) no treinamento cruzado para corredores
Veja as melhores opções desse tipo de atividade para atletas amadores de modalidades como corrida, ciclismo e triatlo:
4 opções de treinamento cruzado
1. Mountain bike + fat bike
Mountain bike e fat bike são ótimas opções de treinamento cruzado. Não só proporcionarão uma sensação de aventura e alegria durante a entressafra, mas também facilitam a melhoria das habilidades de condução da bicicleta, coordenação, força muscular e resistência, e aprimoram as pedaladas. Muitos triatletas têm habilidades de condução deficientes na bicicleta, e o mountain bike consistente certamente pode ajudar.
2. Remo
Outro esporte relevante é o remo. O exercício multi-articular proporciona ótimo condicionamento geral, resistência e potencial de potência, e requer uma certa quantidade de coordenação e sincronização muscular.
3. Treinamento funcional
O funcional é um componente-chave do desempenho geral e deve ser uma prioridade da mesma forma que natação, ciclismo e corrida são – para triatletas. Não há resposta mágica para qual atividade do funcional escolher, mas uma ferramenta útil, que é adequada para todos os níveis e permite treinamento progressivo, é o treinamento de suspensão TRX. Na entressafra, e depois na temporada completa, um plano progressivo de força funcional que inclua este treinamento de suspensão proporcionará benefícios gerais em equilíbrio muscular, coordenação e produção de potência.7
+ Benefícios do treino com faixas elásticas
4. Esqui cross-country
Para aqueles em climas mais frios, outra ótima opção de inverno é o esqui cross-country. Ele incorpora um elemento de resistência do tronco e membros inferiores, tem um componente forte de força e estabilidade lateral, e estimula a coordenação muscular. Embora não se correlacione diretamente com natação, ciclismo ou corrida, o esqui cross-country força o uso total dos glúteos e proporciona uma excelente condição física geral.