Covid-19: saiba como amenizar efeitos de reação da vacina

Conheça sintomas da vacina contra Covid 19 e saiba como amenizar efeitos da reação
Conheça sintomas da vacina contra Covid 19 e saiba como amenizar efeitos da reação

Cada vez mais pessoas estão sendo imunizadas contra a Covid 19 no Brasil, e com a boa notícia também surgem dúvidas sobre quais são os sintomas e como amenizar os efeitos da reação à vacina. No geral, dor no local da aplicação, febre, dor de cabeça e no corpo e, em alguns casos, náusea, vômito, diarreia e fadiga e coriza foram relatados.

+ Vacina covid: pode treinar depois de tomar o imunizante?
+ Companhia aérea oferece viagens gratuitas a pessoas vacinadas
+ Nômade em Dubai: programa inclui direito à vacina

Os efeitos não são obrigatórios, e podem aparecer ou não, dependendo de pessoa para pessoa: estima-se que somente 10% das pessoas vacinadas sintam mal-estar. Além disso, são sintomas transitórios e passam rápido, em cerca de dois dias. Portanto, não precisa se preocupar: os possíveis sintomas e reação aos efeitos, se aparecerem, são infinitamente menores do que os benefícios que a vacina contra a Covid 19 proporciona.

A reação e os sintomas são efeitos naturais que fazem parte do processo de funcionamento das vacinas, explicou Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) e médica do CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais), em entrevista ao UOL.

Ao ter contato com a matéria-prima no antígenos, nosso organismo, que estava parado, precisa ‘ligar’ o sistema imunológico para começar a funcionar, explicou a médica. “O corpo vai sentir e trabalhar mais em uma área que estava em repouso e, às vezes, vai causar esse mal-estar, fadiga e febre”, relatou.

Como formas de diminuir o mal-estar e desconforto são indicados descansar bastante, manter-se sempre hidratado e se alimentar bem: todas as dicas já conhecidas para manter o sistema imunológico em alta.

A utilização de medicamentos para prevenir possíveis reações é contra-indicada, e fazer uso de analgésicos e antitérmicos só é indicado se os sintomas permitirem, a após consultar um médico. “Os analgésicos têm um poder anti-inflamatório e podem reduzir a ação de produção de anticorpos”, ressaltou Lorena.

Confira dicas de como lidar com cada possível sintoma e amenizar seus efeitos:

Dor no local da aplicação: aplique uma bolsa de água ou compressa de gelo na região.

Febre, dor de cabeça e/ou no corpo: procure descansar e, se os efeitos persistirem, fale com o médico sobre a recomendação de analgésicos e antitérmicos.

Náusea e/ou vômitos: tome água, tente fazer uma alimentação mais leve e descanse. Se os efeitos persistirem, um médico pode receitar remédios antieméticos.

Diarreia: mantenha-se hidratado com água, eletrólitos e soro caseiro. Se os efeitos persistirem, um médico pode recomendar o uso de um probiótico.

Fadiga: descanse muito. Evite atividades que não seja essenciais e procure relaxar.