Covid no Tour de France: Pogačar perde principal ajudante George Bennett; Rafal Majka continua apesar de positivo

Por Outside USA

Foto: reprodução/twitter/TeamEmiratesUAE

Antes do início da etapa 10 do Tour de France nesta terça-feira (12), o parceiro de equipe de Tadej Pogačar, o neozelandês George Bennett, testou positivo para covid e teve que abandonar o evento. Representantes da UAE Team Emirates confirmaram o diagnóstico.

Leia mais:

+ Tour de France: Magnus Cort vence etapa 10 em disputa apertada

+ Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France 2022

+ Estrela do Tour de France já trabalhou em fábrica como empacotador de peixes

Pouco mais tarde, a equipe também informou que Rafal Majka, ajudante veterano do time, também foi afetado pelo vírus. No entanto, devido a baixíssima carga viral do piloto, ele pôde permanecer na corrida.

“De acordo com nossos protocolos internos, Rafal Majka foi testado para covid-19 e recebeu um resultado positivo [terça-feira] de manhã. Ele é assintomático e analisando seu PCR descobriu que tinha um risco muito baixo de infecção, semelhante ao caso de Bob Jungels no início da corrida”, disse o Dr. Adrian Rotunno, diretor médico da equipe.

“De acordo com o protocolo, informamos à equipe médica da UCI esta manhã, que concedeu permissão a Rafal de participar da corrida. Estamos cientes do quadro clínico dele e estamos acompanhando de perto sua situação.”

Os anúncios são um golpe para o bicampeão, cuja equipe agora perdeu dois pilotos devido ao coronavírus. Vegard Stake Laengen também foi forçado a deixar a corrida na semana passada.

Esperava-se que George Bennett fornecesse poder de fogo adicional para Pogačar na metade de volta pesada do Tour de 2022.

Até agora, Majka tem sido o melhor companheiro de equipe de Pogačar nas primeiras montanhas do Tour. Se ele estiver doente, o lado de Pogačar pode estar aberto a ataques de rivais nas três próximas etapas de montanha nos Alpes, coroadas por um retorno a Alpe d’Huez na quinta-feira.

Os oficiais da equipe confirmaram a notícia momentos antes do início da 10ª etapa de terça-feira.

Segue o comunicado da equipe:

“ Infelizmente, nosso piloto George Bennett testou positivo para COVID-19 e não continuará hoje no Tour de France.

“Na segunda-feira ele foi testado conforme protocolos internos da equipe e retornou um resultado positivo. Isto foi confirmado por um teste de PCR.

“Dr. Adrian Rotunno (Diretor Médico):

“Na segunda-feira à noite, George apresentou alguns sintomas e, de acordo com nosso protocolo, ele foi testado para COVID-19 e retornou um resultado positivo. Portanto, ele não vai começar hoje. ‘”

De acordo com a UCI, todos os pilotos do Tour que permaneceram na corrida passaram pelos controles de saúde após a etapa de domingo.

A UCI usou testes de swab no domingo à noite e exigiria testes PCR mais precisos como controles de acompanhamento se alguém tivesse testado positivo.

Desde então, Bennett se junta a Luke Durbridge (BikeExchange-Jayco) como o segundo ciclista a deixar o Tour com o COVID-19.

Também na terça-feira, a organização do Tour fechou a área do paddock de ônibus da equipe para a mídia e outros funcionários desnecessários na área de início de cada dia daqui para frente.

“Apenas os representantes da Union Cycliste Internationale (júri, comissários, antidoping), o pessoal das equipas e o pessoal da organização que supervisiona as equipas terão acesso ao paddock”, lê-se num comunicado.