Covid no Everest: aumento de casos causa medo em montanhistas

Por Redação

Covid no Everest: aumento de casos causa medo em montanhistas
Imagem: Lukas Furtenbach/Reprodução/CNN

O Nepal reabriu o seu lado do Monte Everest este ano, mas já foram relatados diversos casos de Covid-19 entre montanhistas na região. Apesar disso, o governo nepalês alega que ainda não existem casos do novo coronavírus na montanha.

Erland Ness, um montanhista norueguês que foi evacuado do acampamento base do Everest no final de abril, confirmou à CNN que testou positivo em um hospital de Katmandu, capital do Nepal. “Quando eu testei positivo, foi um choque. E então eu percebi que a expedição havia acabado para mim”, disse.

Leia mais

+ Mais de 30 alpinistas resgatados com suspeita de Covid no Everest

+ Brasileiros no Everest: a expedição de Aretha Duarte e Carlos Santalena

O montanhista polonês Pawel Michalski também disse em um post no Facebook que “30 pessoas já foram evacuadas” do acampamento base e, depois de deixarem o local, testaram positivo para o Covid. O Everest ER, organização voluntária que auxilia quem está na montanha, disse que alguns montanhistas estão se isolando em suas tendas, “já que tivemos alguns casos confirmados de Covid com evacuação do acampamento base”.

As informações do local não são muito precisas, muito porque o governo nepalês proibiu os montanhistas de publicarem fotos do local após a reabertura para turistas.

Mais casos em montanhas do Nepal

Pelo menos 19 pessoas também foram evacuadas dos acampamentos de escalada do sétimo pico mais alto do mundo, o Dhaulagiri, também no Nepal, de acordo com Mingma Sherpa, presidente da operadora de turismo Seven Summits Trek. A montanha fica a 345 km a oeste do Everest.

O porta-voz do Exército do Nepal, o general Shantosh Ballave Poudyal, disse que três faxineiros do acampamento base de Dhaulagiri testaram positivo. Um deles foi evacuado na quarta-feira e os outros dois serão evacuados assim que o tempo melhorar.

Lukas Furtenbach, um líder de expedições que está em um acampamento no sul do Everest, disse à CNN que os montanhistas temem que o Nepal feche o Everest e as trilhas populares. “Meu palpite é que haverá mais casos. Todos estão preocupados com uma mensagem enviada pela Secretaria de Turismo: ‘Vocês todos têm que ir para casa’.”