Número mágico: Por que 21 km é a distância queridinha dos corredores?

Por Redação

Por que 21 km é a distância perfeita para quem ama correr? | Go Outside
Foto: Shutterstock

A meia maratona é a distância favorita de muitos adeptos da corrida. Mas por que será que correr 21 km é tão satisfatório? Perguntamos para alguns corredores para entender. Confira:

+ Planilha: como correr os seus primeiros 21 km em 12 semanas

Por que você gosta de correr 21 km?

“Eu corria 3 km e 5 km e a diferença [para os 21 km] é que, nas mais curtas, você termina a corrida no limite, “morrendo”. A meia maratona você pode fazer confortável, terminar inteiro e ainda fazer em um bom tempo. E está longe da maratona, que é ainda outra história, não são “só” mais 21 km: são muitos mais meses de treinamento.” – Personal trainer e treinadora de corrida da R.A.RUNNERS Assessoria Esportiva

“Gosto de correr meia maratona por ser uma prova que não exige treinos tão desgastantes e por ter a chance de terminar ‘inteiro’ uma prova. É a meta de grande parte dos corredores que completa pela primeira vez provas de 10k. É um desafio intermediário. Se você passar a fazer longuinhos de 14 ou 16k, estará preparado para os 21k. Trata-se de uma distância ideal para curtir novas paisagens e, ainda, passar a pensar, por que não, fazer uma maratona futuramente! Basta pensar assim: uma meia corresponde a duas provas de 10k, já uma maratona (risos).” – Matheus Thebaldi, ator do blog Corrida de Rua/Folha Vitória (ES)

“O que eu acho mais legal do percurso de 21 km é a possibilidade de você curtir o percurso, principalmente quando falamos de corrida de trilha. Na corrida de montanha, você consegue aproveitar mais as paisagens e a mudança terreno. A meia maratona te permite ter um pouco de velocidade, geralmente são percursos que você flui mais. Esses são os que eu mais gosto, porque eu consigo correr, realmente, e não preciso ficar andando o tempo inteiro. E ao mesmo tempo, dá para curtir os momentos do seu corpo. Além disso, os treinos de 21 km não são tão exaustivos.” – Maria Clara Vergueiro, diretora de redação da Go Outside

+ Como correr estando cansado?
+ Corrida como antidepressivo: entenda como correr pode ajudar

Leitores da Go Outside no Instagram:

“Desafio grande para um compromisso agradável de treinamentos. Prova divertida com o sofrimento na medida.” – Rafael Duarte (@rafaelduartephotography)

“Dá energia para a vida.” – Elisa Rosa (@beth.rosa.946)

“É desafiador, mas não exige um ciclo de preparação tão grande e desgastante quanto a maratona.” – Anderson Uchimura (@andersonuchimura)