Qual é a maneira mais rápida de levar sua corrida para o próximo nível? Diminua a velocidade dessas corridas fáceis. A verdade é que muitos de nós estamos correndo demais em corridas fáceis e sabotando acidentalmente nosso potencial de corrida. A corrida fácil nos permite desenvolver o condicionamento aeróbico e nos recuperar da carga de trabalho para que, quando chegar o próximo treino, estejamos prontos para arrasá-lo.
Por que o conceito aparentemente simples é um desafio para tantos corredores? Acho que tudo se resume a alguns motivos: falta de compreensão e vergonha do ritmo.
Vamos desmistificar e desestigmatizar o conceito de corrida fácil de uma vez por todas.
+ 6 dicas de treinamento para o MTB do Rocky Mountain Games Atibaia
O que é um ritmo de corrida fácil?
É tudo o que realmente parece fácil para você. Não, você não precisa de uma fórmula nem de correr em um determinado ritmo. É libertador porque você não precisa se preocupar com nenhuma métrica, basta sintonizar e ouvir o seu corpo. Tão simples, certo?
É aí que muitas pessoas tropeçam; na simplicidade. Durante muito tempo, nos enganamos a pensar que a corrida média-dura é a nossa corrida fácil e já não temos uma boa noção do que é fácil. Se for esse o seu caso, recomendo uma auditoria de frequência cardíaca, que requer um pouco de matemática:
- 220 – sua idade = sua frequência cardíaca máxima
- corrida fácil = 0,75 x frequência cardíaca máxima
Aqui está um exemplo: uma pessoa de 38 anos teria uma frequência cardíaca máxima de 182. A frequência cardíaca de corrida fácil deveria estar em torno de 137, porque isso representa cerca de 75% da frequência cardíaca máxima.
Você não precisa ficar grudado no relógio, mas acho que qualquer pessoa que seja culpada de correr muito forte nas corridas fáceis e correr apenas na zona cinzenta (esforço médio-forte) pode achar útil ter controle da frequência cardíaca durante suas corridas.
Comprometer-se com um ritmo de corrida fácil em dias específicos de um programa de treinamento permite que o corredor construa sua base aeróbica e se recupere mais rapidamente de treinos intensos.
Ver essa foto no Instagram
Quão lento é muito lento?
Não existe lentidão demais para um ritmo de corrida fácil. Eu prometo. Fiz todas as minhas corridas em ritmo de 10-12 minutos quando corri uma meia maratona de 1:27 e 3:11. Não me importa qual seja o meu ritmo de corrida fácil. Eu me preocupo com os resultados que sou capaz de alcançar quando realmente corro com facilidade para mim.
Como saber se você precisa correr com mais facilidade?
- Se você sentir que estagnou na corrida
- Se você está tendo problemas para dormir
- Se você se sentir pior depois de corridas fáceis
- Se você não consegue encontrar essa velocidade em dias de treino ou corridas
- Se sua frequência cardíaca estiver constantemente elevada
Quando voltei a correr no pós-parto, a melhor coisa que fiz foi me libertar completamente dos ritmos e me preocupar com a aparência das métricas. Isso foi muito útil porque tornou a viagem mais agradável. Não senti pressão durante a corrida – em vez disso, foi o analgésico que eu realmente precisava. E correr com calma é realmente a base da nossa corrida. É por isso que é tão importante construir realmente a nossa corrida da maneira certa com uma corrida fácil.
Trabalhar com seu corpo ajuda você a ver seu progresso mais rapidamente. E correr com facilidade para desenvolver a aptidão aeróbica e permitir a recuperação é a maneira mais fácil de trabalhar com seu corpo para ver esse grande progresso!
Se a única coisa que você mudou nesta temporada foi diminuir seu ritmo de corrida fácil, acho que você ainda veria um grande resultado com isso.
Deixar o ego de lado e correr para dentro de si mesmo é muito poderoso para o progresso.
Eu desafio você a realmente ir lá e fazer aquelas corridas fáceis com mais facilidade nesta temporada. Se você não tem certeza se eles são realmente fáceis, audite-os pela sua frequência cardíaca e verifique como você se sente após uma corrida. Quanto mais fácil você realizar essas corridas fáceis, mais terá para dar nos dias de treino. É a melhor troca que você pode fazer. Foi o que fez a maior diferença na minha corrida e sei que fará o mesmo na sua!