Os corpos de Daniele Nardi e Tom Ballard foram localizados após 14 dias de buscas

Por Redação 

Após 14 dias de busca pelos alpinistas desaparecidos em Nanga Parbat, Daniele Nardi e Tom Ballard, seus corpos foram encontrados. A causa da morte é desconhecida. Pode ter sido uma queda, uma avalanche ou uma combinação dos dois.

As famílias autorizaram a liberação de uma foto tirada perto do acampamento base alguns dias antes pelo alpinista espanhol Alex Txikon. Os corpos de Nardi e Ballard foram localizados a 5.900 metros, bem abaixo de onde haviam sido registrados pela última vez.

Por enquanto, os corpos permanecerão na montanha, embora as famílias não tenham descartado um esforço de recuperação no futuro. Com as condições atuais na montanha, a missão de retirada dos corpos teria que esperar até o verão, no mínimo.

Os dois alpinistas do Nanga Parbat, no Paquistão, estavam desaparecidos desde 24 de fevereiro. O britânico Tom Ballard, 30, e o italiano Daniele Nardi, 42, tentavam uma nova rota na Mummery Rib, uma área íngreme e perigosa, sujeita a avalanche.

A dupla chegou com sua equipe no acampamento base em dezembro. No entanto, eles fizeram pouco progresso na montanha devido ao clima severo e neve profunda ao longo da rota. Dois alpinistas paquistaneses deixaram a equipe há algumas semanas, citando as condições difíceis e a previsão do tempo ruim.

Desaparecimento

A última localização dos dois alpinistas foi perto de 6.300 m, entre o acampamento 3 e o acampamento 4. Segundo a esposa de Nardi, que recebeu um telefonema via satélite na sexta-feira, 22 de fevereiro, não houve mais contato com eles desde então. Inicialmente, os membros da equipe acreditaram que Ballard e Nardi estavam em uma zona de comunicação que impedia o funcionamento do rádio. Mas à medida que os dias passaram, isso ficou cada vez mais improvável. Nuvens baixas e neve cobriram a vista do acampamento base onde membros da equipe supervisionavam a escalada usando binóculos para revistar a área.

Para complicar a busca, uma disputa entre a Índia e o Paquistão sobre o suposto bombardeio de alvos terroristas suspeitos aumentou nos últimos dois dias, com o Paquistão matando dois caças indianos. Como resultado, o espaço aéreo ao redor do Nanga Parbat foi totalmente fechado, inclusive para resgate com helicópteros. Por meio de esforços diplomáticos, foi feita uma exceção para permitir uma busca aérea. O alpinista paquistanês Ali Sadpara, que fez parte da primeira temporada de inverno do Nanga Parbat há dois anos, liderou o resgate.

Esta foi a quarta tentativa de Nardi no Mummery Rib, que sobe a face ocidental de Diamir. Ballard é um dos melhores escaladores do mundo. Em 2015, tornou-se a primeira pessoa a fazer sozinho as seis faces norte principais dos Alpes em um único inverno. Ele é filho da famosa alpinista britânica Alison Hargreaves, que em 1995 foi a primeira mulher a escalar o Everest sem oxigênio suplementar. Ela morreu alguns meses depois, enquanto tentava o segundo pico mais alto do mundo, o K2.

Nanga Parbat tem a reputação de ser uma das montanhas mais mortais de 8.000 metros. No inverno passado, o alpinista polonês Tomasz Mackiewicz morreu durante uma tentativa durante o inverno e sua parceira, a alpinista francesa Elisabeth Revol, foi resgatada em um esforço dramático por alpinistas que deixaram sua expedição no K2 para ajudar o casal. Em 2013, dez alpinistas estrangeiros e a equipe do acampamento base foram executados no campo base por extremistas do Taleban.