A ginástica de condicionamento físico é composta por exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, sendo considerada uma atividade física completa. Sua finalidade é melhorar as capacidades das funções cardiovasculares e cardiorrespiratórias, logo, a prática contínua é capaz de promover a saúde e o bem-estar de maneira geral, assim como habilidades físicas.
Leia mais:
+ Rocky Mountain Games define calendário com novidades para a temporada 2024
+ Pós-treino: Reforce seus smoothies adicionando ingredientes não convencionais
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Além de proporcionar ao praticante esses benefícios, a ginástica de condicionamento é relevante para o controle do diabetes, fortalecimento dos ossos e articulações, para aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol total e para melhorar a qualidade do sono.
“A saúde física é um dos aspectos melhorados, e este tipo de ginástica contribui ainda de forma significativa para reduzir o estresse, a ansiedade, melhorando a saúde mental. Por ser adaptável, é possível praticar na academia, em casa, ao ar livre, com ou sem equipamentos e acessórios. Diante disso, essa modalidade é indicada para pessoas de qualquer idade que desejam melhorar ou aumentar suas aptidões físicas”, destaca Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.
Dentre as atividades físicas que fazem parte da ginástica de condicionamento físico, as mais populares são: corrida, caminhada, musculação, natação, pular corda e andar de bicicleta.