Ficar em casa pode se tornar mais exaustivo e maçante a cada dia que passa durante a pandemia. Por isso, é muito importante buscar formas de relaxamento e distração dentro de casa, seguindo o isolamento social. Uma alternativa que traz muitos benefícios é colocar um pouco da natureza dentro do seu lar com um jardim sensorial: um espaço para explorar sensações e se desligar do mundo.
Um dos grandes nomes da arquitetura e paisagismo brasileiros, Benedito Abbud, já dizia em 2010, no seu livro Criando Paisagens, que atualmente o paisagismo é o único movimento artístico em que é possível fazer o uso dos cinco sentidos, por ser uma fusão de ciência e arte.
O jardim sensorial vai muito além da estética. Além de ser uma bela paisagem, ele cria uma atmosfera de relaxamento e proporciona uma imersão completa na natureza ao propor uma interação com os seus elementos.
Jardim sensorial e saúde
Diversos estudos já mostraram os benefícios de estar em contato com a natureza, desde melhorias na saúde mental como aumento da expectativa de vida. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, por exemplo, já mostrou que passar muito tempo em “locais verdes” está associado a maior longevidade de mulheres.
Leia também
+ 20 minutos de natureza já aliviam o estresse, diz estudo
+ Como fazer uma horta em casa
Veja como explorar os seus sentidos, relaxar em casa e se conectar com a natureza com um jardim sensorial:
Combine cores e sensações
Você pode fazer do seu jardim um espaço calmo ao escolher plantas que possuem cores de tons não muito variados. Uma paleta de cores mais restrita deixa o ambiente mais acolhedor e tranquilo. Com o branco das margaridas e o verde do gramado, por exemplo, é possível ter um espaço suave e relaxante.
Por outro lado, cores variadas e vivas fazem do jardim um ambiente alegre, vivo e digno daquela dose de energia diária que precisamos. Flores vermelhas e azuis podem ajudar a tornar o espaço mais enérgico.
O poder do toque
O tato também é explorado nos jardins sensoriais. Encostar nos elementos vivos do espaço é uma interação que te conecta com a natureza à sua volta.
Além de ter uma área do gramado dedicada para pisar com os pés descalços, troncos de árvores também podem ter as texturas exploradas. Da mesma forma, plantas como a orelha de lebre (também conhecida como peixinho) são muito agradáveis de serem tocadas.
Esbarrar em arbustos enquanto caminha também é uma maneira de interagir gentilmente com o jardim sensorial. Colocar plantas mais altas em corredores pode tornar as passagens mais aconchegantes.
Cheiro de natureza
O olfato é, sem dúvida, um dos elementos que torna a vida ao ar livre tão prazerosa. Não há nada como respirar fundo e sentir o cheiro de terra molhada e o perfume das flores — e esquecer o odor de fumaça e poluição da cidade.
Nos jardins sensoriais, é interessante escolher a dedo as plantas de cada ambiente para combinar o perfume com a sensação que deseja transmitir. Por exemplo, colocar lavanda ou alecrim próximos à entrada pode trazer o sentimento de aconchego para a casa.
O som da vida lá fora
Fontes e lagos, mesmo que de pequeno porte, complementam os jardins sensoriais não só pela estética, mas principalmente pelo som. O barulho de água corrente é um dos sons mais tranquilizantes da natureza.
Além disso, criar ambientes convidativos para aves e insetos também pode contribuir para a música da natureza que vai tocar no seu jardim. O canto de pássaros e o zumbido de mosquitos trazem a sensação de estar na floresta para a sua casa.
Sabor natural
Para se entregar totalmente às sensações e à natureza, explore o seu paladar no jardim sensorial. Mesmo que você não plante frutas ou folhas comestíveis no próprio espaço, experimente alimentos leves como morango enquanto caminha pelo jardim. Sentir o gosto da natureza é uma ótima maneira de selar a mistura de sensações no ambiente outdoor!