Environmental Photographer of Year é uma das competições mais importantes de fotografia ambiental 

O concurso Environmental Photographer of Year é uma prestigiada premiação de fotografia que revela as mais impressionantes imagens do estado atual de nosso ambiente, bem como as pessoas e animais que vivem no planeta Terra.

Este ano, a competição recebeu inscrições de 89 países. O concurso é gerido pela Chartered Institution of Water and Environmental Management (CIWEM) do Reino Unido.

As imagens vencedoras da competição de 2018, assim como dos outros anos, são bastante emotivas, instigantes e extremamente poderosas. Desde 2007, o Environmental Photographer of Year se tornou uma das competições fotográficas que mais crescem no mundo, e uma vitrine internacional para fotografia ambiental.

Confira algumas das fotografias vencedoras:

“End Floating” de Saeed Mohammadzadeh, Irã

Saeed Mohammadzadeh/CIWEM environmental photographer of the year 2018

“End Floating” de Saeed Mohammadzadeh foi a foto ganhadora do prêmio Environmental Photographer 2018. A foto mostra um navio encalhado no Lago Urmia, no Irã. A mudança climática está intensificando as secas que aceleram a evaporação na região. 

O lago também tem sofrido com poços ilegais e com a proliferação de represas e projetos de irrigação, reduzindo significativamente o volume. A secagem do rio está a destruir os habitats locais, devido aos níveis extremos de salinidade de 340 gramas por litro, que é mais de oito vezes mais salgado do que a água do oceano.

Os residentes locais também estão tendo que lidar com tempestades de poeira nocivas e salpicadas de sal que causam inflamação nos olhos, na pele e nos pulmões.

“Dryness” por Chinmoy Biswas, Índia

Chinmoy Biswas/CIWEM environmental photographer of the year 2018

Esta foi a imagem vencedora do Prêmio Changing Climate. Retrata uma criança encontrada sentada em uma terra está rachada devido à falta de água. Longas secas podem fazer com que o solo permaneça aberto no subsolo, mesmo depois de terem sido visivelmente seladas na superfície.

“And life rises” por Younes Khani Someeh Soflaei, Irã

Younes Khani Someeh Soflaei/CIWEM environmental photographer of the year 2018

A vencedora do Prêmio Ambiente Construído foi a imagem de uma mulher e sua filha em pé ao lado de seus itens danificados, recuperadas dos escombros de sua casa em Sarpol-e Zahab, depois do devastador terremoto que atingiu a região em 2017 e matou mais de 600 pessoas. Ao fundo, um complexo residencial destruído.

“Bulrush” por Ümmü Kandilcioğlu, Turquia

Ümmü Kandilcioğlu/CIWEM environmental photographer of the year 2018

Vencedor do Prêmio de Sustentabilidade na Prática. A fotografia mostra um trabalhador fazendo palha dos juncos para ganhar a vida.

“Happiness on a rainy day” por Fardin Oyan, Bangladesh

Fardin Oyan/CIWEM environmental photographer of the year 2018

A categoria de Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano foi de Fardin Oyan, com a imagem de crianças de Bangladesh em um dia chuvoso. A Índia é ocupada pelo imenso Delta do Ganges-Brahmaputra e, portanto, está exposta a inundações, especialmente durante a estação das monções.

“Not in My Forest” por Calvin Ke, Malásia

Calvin Ke/CIWEM environmental photographer of the year 2018

Um macaco-rabo-de-porco pigmentado do sul, nas selvas remotas de Bornéu, na Malásia, possui uma das 1 milhão de garrafas plásticas produzidas a cada minuto.

“Floating life on river under pollution” por Tapan Karmakar, Índia

Tapan Karmaker/CIWEM environmental photographer of the year 2018

Um homem encontra-se em um barco, flutuando no rio Buriganga poluído em Bangladesh.