Como viver viajando de van? 9 dicas de quem mora na estrada

Jen See, da Outside USA*

Como viver viajando de van? 9 dicas de quem mora na estrada - Go Outside
Foto: Reprodução/Instagram/@jamesbarkman

A primeira coisa que o fotógrafo outdoor James Barkman (@jamesbarkman) fez depois de comprar sua van Volkswagen Westfalia 1976 foi dirigi-lo pelos Estados Unidos. Ele agora mora no veículo, apelidado de Yellow Submarine, há oito anos e aprendeu algumas coisas sobre como viver viajando de van.

O viajante passa a maior parte do tempo no oeste dos EUA, surfando, escalando e praticando snowboard, mas já dirigiu até Tofino, na Colúmbia Britânica, e 800 km ao sul da fronteira dos EUA com o México. Barkman reuniu algumas dicas ao longo da vida na estrada que ajudarão você a maximizar seu tempo de viagem, seja em um fim de semana ou muito mais.

+ Descubra o motorhome ou a van ideal para você
+ 6 coisas que você precisa saber antes de viver na estrada

Como viver viajando de van?

1. Leia antes de ir
Embora seja possível se deparar com boas surpresas, Barkman gosta de pesquisar seus destinos e os lugares do caminho com antecedência. “Acho que não há substituto para apenas mergulhar nas informações na web e ler tudo o que você pode encontrar”, diz ele. Para uma viagem pela Nova Inglaterra, Barkman reuniu mapas de papel e atlas e circulou pequenas cidades costeiras e parques que ele queria visitar. Então ele leu tudo o que podia sobre a área na internet antes de chegar. A recompensa incluiu mercados de agricultores de pequenas cidades, vista para as montanhas e acampamentos à beira do lago. Ele também encontrou um pescador local que lhe vendeu lagostas recém-pescadas diretamente do barco.

2. Tenha mapas disponíveis no offline
O Google Maps tornou-se o ponto de partida para a maioria de nós quando se trata de encontrar tudo, desde campings a cafés. Está tudo bem até que de repente você não tem serviço de celular. “Sempre que vou a algum lugar que acho que não vai ter serviço, baixo toda a zona do Google Maps para usar offline”, diz Barkman. Os tamanhos dos arquivos para mapas maiores podem ser superiores a um gigabyte, portanto, certifique-se de ter espaço de armazenamento suficiente no telefone.

3. Seu celular é o melhor local de trabalho
Para trabalhar na estrada, Barkman simplesmente usa o acesso do seu smartphone. “Nunca tive outro acesso para uso diário”, diz ele. “Meu telefone tem muitos dados para a maioria das coisas que preciso fazer.” Quando ele precisa de uma conexão Wi-Fi para enviar ou receber arquivos maiores, Barkman vai para algum Starbucks. “Para mim e para outros nerds nômades, o Starbucks é sempre a escolha, porque sempre há um por perto e eles sempre têm um bom Wi-Fi gratuito.” A maioria dos locais do McDonald’s também oferece internet grátis.

Barkman tem um hot spot via satélite para emergências quando está em áreas mais remotas. Ele usa Somewear Labs, um serviço baseado em assinatura que não fornece uma conexão de internet de serviço completo, mas que, quando emparelhado com um smartphone, permite ao usuário enviar mensagens de texto para qualquer lugar nos EUA ou Canadá ou e-mail para qualquer endereço no mundo.

4. Fale com estranhos
Enquanto viaja, Barkman gosta de conversar com as pessoas que conhece na estrada. Muitas vezes eles o levam às experiências mais inesquecíveis. Embora ele encontre pessoas em quase todos os lugares que vai, diz ele, pessoas com ideias semelhantes tendem a se reunir nos mesmos locais que ele: bares, restaurantes, estacionamentos de resorts de esqui e trilhas.

Iniciar conversas com estranhos não é natural para todos, então Barkman diz que duas maneiras fáceis de quebrar o gelo são buscar pontos em comum e ouvir as histórias dos outros. Ser um bom ouvinte pode abrir muitas portas, diz ele. Mas não pense demais. “Basta ser você mesmo e ser confiante”, diz ele.

5. Procure um parque para ficar
Com sua abordagem espontânea para viver viajando de van, Barkman às vezes acaba longe de seu destino pretendido quando está prestes para estacionar durante a noite. O truque para pernoitar em áreas que não são designadas para acampar, ou onde acampar não é permitido, é manter um perfil discreto, diz ele. “Fecho todas as persianas e tento ter cuidado com as luzes.”

6. Faça refeições práticas
Refeições fáceis que não exigem limpeza intensiva são a escolha certa para a vida na estrada. “Não me importo com o que seja, desde que não precise lavar a louça”, diz Barkman. Sua van tem uma pia; ele só prefere não usar. Então pense em sanduíches, burritos ou, se você quiser ser chique, torradas de abacate.

7. Pense no aquecimento
Em condições frias, Barkman fica confortável com um aquecedor a diesel. Ele tinha um fogão a lenha no passado, mas ocupava mais espaço e não aqueceu sua van com a mesma eficiência. Ele prefere o calor seco do diesel ao propano. “Se você ligar um aquecedor de propano em seu equipamento, você terá condensação em todos os lugares. Diesel vai realmente secar tudo”, diz ele.

8. Invista em bons pneus
Escavar sua van que afundou na areia é uma boa história, mas escolher pneus que funcionem para uma variedade de condições garantirá que suas histórias sobre viver viajando de van sejam mais sobre os lugares complicados em que você esteve do que os contratempos ao longo do caminho. A Yellow Submarine roda com pneus General Grabber AT2. “Eles se saem muito bem na estrada e são realmente funcionais na areia, lama e neve”, diz ele. “Posso ir para a neve de manhã e voltar para a costa à tarde.”

9. Fique um passo à frente dos ladrões
Quando está na estrada, Barkman acha reconfortante ter um lugar seguro para guardar equipamentos de câmera, discos rígidos e documentos essenciais, como seu passaporte. “As pessoas se deparam com vans e sabem que há coisas valiosas dentro”, diz ele. “Arrombamentos acontecem mais do que nunca.” Estacionamentos na praia e trilhas populares em particular podem ser um ímã para ladrões.

Além de manter objetos de valor fora de vista, Barkman recomenda um cofre ou porta-chaves para as coisas realmente importantes. Existem muitas opções disponíveis na internet e você deve encontrar algo projetado para a marca e o modelo do seu veículo.

 

*Matéria originalmente publicada na Outside USA em junho de 2021.

-Publicidade-