Como treinar no calor

Por Redação

Como treinar no calor

Com a chegada das altas temperaturas, verdade seja dita: praticar atividade física ao ar livre fica mais difícil. Isso porque o calor aumenta a percepção de esforço e o corpo tem muito mais trabalho para resfriar e se manter na temperatura ideal. Como treinar no calor então? Se você quer continuar treinando regularmente nessa estação, é preciso ficar atento à algumas dicas do educador físico Daniel Diniz que te ajudarão a não passar mal e a ter um bom rendimento. Vamos a elas?

Como treinar no calor: hidrate-se

Hidrata-se bem! Beba muita água antes, durante e depois da corrida para manter a temperatura central do corpo a mais baixa possível. Lave o rosto e os olhos ao longo de sua rotina é uma boa pedida, além de ajudar na remoção do acúmulo de poluição na região facial.

+ Mitos e verdades sobre correr no calor
+ Os benefícios surpreendentes do treinamento no calor
Adapte horários

O mais importante para quem quer saber como treinar no calor é adaptar-se. Opte por treinar em horários em que a incidência do sol é menor, como antes das 8h30 ou depois das 18h. Caso não possa, dê preferência em correr indoor (esteira) ou em ambientes com a umidade controlada. Não se esqueça de se hidratar tanto quanto ao correr na rua. A sensação de calor é menor, mas por falta de vento, o corpo humano perde mais água para resfriar-se. Portanto, não abra mão de beber água durante o treino.

Como treinar no calor: acerte na roupa

Use roupas adequadas, leves e que sejam feitas com matérias que permitam a fácil evaporação do suor e que também facilite a troca de calor com o meio ambiente. Evite usar algodão, tecido que retêm o calor e a umidade.