O que fazer se um carrapato cruzar o seu caminho ou de seu cão
Por Megan Michelson, da Outside USA
Você está caminhando, acampando ou andando de mountain bike, quando, de repente, você encontra um carrapato. Talvez esteja em seu cachorro, em seu filho ou sob sua perna. Não importa onde esteja, você fica furioso. Para começar, acalme-se. “A grande maioria das picadas de carrapatos não resultam em transmissão de doenças”, diz Jonathan Oliver, especialista em bactérias transmitidas por carrapatos e professor assistente na Divisão de Ciências da Saúde Ambiental da Universidade de Minnesota.
Ainda assim, existem muitas razões para se proteger de carrapatos. Cerca de 300.000 pessoas são diagnosticadas com a doença de Lyme todos os anos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), tornando-se a doença mais comumente transmitida pelos pequenos insetos.
- Insetos que você pode comer em caso de emergência
- Alguns dos mosquitos mais famosos no Brasil e como evitá-los
A doença de Lyme, chamada também de borreliose, é uma zoonose causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, que é transmitida pelo carrapato Ixodes ricinus. No Brasil, a bactéria responsável reside no carrapato-estrela (Amblyomma cajennense). A doença, nesse caso, é conhecida como borreliose humana brasileira.
Se não tratada, Lyme pode causar artrite e inchaço nas articulações, palpitações cardíacas e dor nos nervos, entre outros efeitos negativos. E há outras doenças e várias espécies de carrapatos prejudiciais. Pedimos a Oliver sugestões para prevenir picadas de carrapato em primeiro lugar – e o que fazer se um desses parasitas te picar.
Prevenção
Fique atento no habitat do carrapato
Carrapatos são ectoparasitas da família das aranhas. Eles vivem nos capins, em áreas de campos e até mesmo em cidades, em arbustos altos ou frestas dos muros. São comuns em locais com animais que possam parasitar pois vivem do seu sangue. Um alerta para lugares com muitas capivaras, onde a frequência do parasita é maior.
Saiba o que vestir e aplicar
Você pode repelir os carrapatos da mesma maneira que evita os insetos. “Repelentes que contêm DEET funcionam muito bem para carrapatos, assim como fazem para mosquitos”, diz Oliver. Se você está regularmente com contato com a natureza e você sabe onde há uma abundância de carrapatos, você também pode usar roupas feitas com permetrina, uma fórmula que afasta os insetos. Confira a BugsAway de ExOfficio. Oliver também aconselha que usar mangas compridas e calças pode impedir que os carrapatos atinjam sua pele, e que as pragas serão mais visíveis em roupas de cor clara.
Observe-os
“Carrapatos prosperam em animais e as pessoas não os notam – essa é toda a sua estratégia de sobrevivência”, diz Oliver. “Se você notar eles, retire-os. Muitas das doenças não são transmitidas imediatamente – muitas levam horas”. Se você estiver em uma área conhecida, faça verificações diárias (ou mais frequentes) de todo o seu corpo. Os carrapatos geralmente buscam partes dos corpo que são quentes e úmidas, como o couro cabeludo, axilas, virilha, atrás dos joelhos ou atrás das orelhas. Não se esqueça de pedir a um amigo que verifique as suas costas.
Tratamento
Remover um carrapato
Então, você encontrou um carrapato em seu corpo? Livre-se dele. “Se o carrapato não te morder, não há nada com o que se preocupar. Basta retirá-lo com um lenço de papel e lavar a área”, diz Oliver. “Agora, se ele te mordeu, então é melhor usar uma pinça para removê-lo. Agarre o carrapato o mais próximo possível da sua pele e, em seguida, retire-o. Tente evitar esmagar o corpo dele e faça o seu melhor para remover tudo isso”. Se você encontrar um carrapato, faça uma busca minuciosa em seu corpo para ter certeza de que nenhum de seus amigos também tenha pegado uma carona.
Fique de olho nos sintomas
Depois de uma picada de carrapato, preste atenção especial a qualquer sensação estranha. “Se você for mordido por um carrapato, e nos próximos dias ou mesmo semanas, você começa a sentir sintomas de gripe ou mal-estar, ou se você ver uma erupção perto do local da picada, passe por um médico”, diz Oliver . A erupção do carrapato-de-boi é um sintoma comum da doença de Lyme, mas não aparece em todos os pacientes. O tratamento precoce com antibióticos vai muitas vezes se livrar completamente de Lyme, de acordo com o CDC.
Carrapatos em animais de estimação
Tome medidas preventivas para manter carrapatos fora de seu cão. “A maioria dos colares de pulgas também funciona para carrapatos e age como um inseticida ou repelente”, diz Oliver. “Há também uma vacina realmente eficaz contra a doença de Lyme para cães.” Se o seu cão estiver andando em campos de gramado úmidos, verifique-o depois. Retire o carrapato da mesma maneira que você faria em si mesmo: coloque a pinça perto da pele, agarre o carrapato e retire-o.