Em uma situação de emergência, deixe o nojo de lado

Comer insetos é algo comum em muitas partes do mundo. Os insetos são, na verdade, uma das fontes de proteína mais abundante do planeta, e muitos deles possuem densas concentrações de nutrientes, como ômega 3. Mas por mais que cause estranhamento, em uma situação de emergência, comer insetos pode ser uma alternativa para a sua sobrevivência.

O site do Backpacker listou alguns insetos que seres humanos podem ingerir, como pegá-los e consumí-los. Confira alguns deles:

Gafanhotos e Grilos

Gafanhotos e grilos são extraordinariamente ricos em proteínas, e você pode achá-los praticamente em qualquer lugar. A maioria dos tipos de gafanhotos e grilos são comestíveis. Experimente pó de críquete ou farinha de críquete. O pó de críquete é muito rico em proteínas, tem propriedades de cozimento semelhantes às da farinha normal e tem um leve sabor a nozes.

Mas antes de consumir um grilho ou gafanhoto, lembre-se que eles podem carregar nematóides (parasita), então lembre-se de cozinhá-los antes de comê-los.

Como pegá-los

Os gafanhotos são mais fáceis de apanhar no início da manhã quando se movem mais lentamente. Procure por grilos em lugares úmidos e escuros primeiro: sob pedras, troncos e outros objetos grandes. Também verifique em gramíneas altas, arbustos e árvores.

Como comê-los

  1. Para preparar grilos e gafanhotos, retire a cabeça e as entranhas devem vir; descartar os dois. As vísceras são comestíveis, mas removê-las reduz o risco de transmissão do parasita. Por esse motivo, sempre cozinhe os insetos antes de comê-los.
  2. Remova as asas e as pernas.
  3. Prepareos assados, se você tiver uma frigideira, ou espete-os e asse em fogo, se você não tiver.

Gafanhotos venenosos: Enquanto a maioria dos gafanhotos são seguros para comer, existem algumas exceções. Evite qualquer espécime de cores vivas, como o lubber oriental (comum no Texas e em alguns outros estados do sul), que pode deixá-lo doente.

Formigas

 

Como pegá-los

Em qualquer lugar a qualquer momento. Elas são meio onipresentes.

Como comê-los

Capture o máximo que puder, colocando-os diretamente na água para que eles se afoguem enquanto você pega mais. Uma vez que você pegou uma porção considerável, ferva-os por cerca de seis minutos. Isso irá neutralizar o ácido em seus corpos. Se você tiver que comê-las crus, apenas certifique-se de que elas estão mortos primeiro para que elas não o mordam.

Minhocas

edible bugs - earthworms

As minnhocas não são insetos, mas são comestíveis. Você provavelmente já brincou com elas mais do que você comeu. No entanto, as coisas estão prestes a mudar, já que você está aqui.

Como pegá-las

Se choveu, a localização das minhocas deve ser bem fácil. Eles estarão em todo lugar. Se não tiver chovido, procure em solo úmido, em flora em decomposição (como folhas e madeira) ou debaixo de pedras.

Como comê-las

Como a maioria das coisas nesta lista, elas podem potencialmente carregar parasitas, portanto você orecisa cozinhar as minhocas. Sem mencionar a perspectiva extremamente desagradável de comer um verme vivo.

Cupins

edible bugs - termites

Os cupins são uma ótima fonte de proteína e, como vivem a maior parte de suas vidas enterradas em madeira, são menos propensos a carregar parasitas do que outros insetos. Os cupins adultos têm asas e podem voar. Os outros estágios (larvas, trabalhadores, soldados, ninfas, rainhas, etc) não podem voar, então eles são mais fáceis de serem capturados. Em algumas culturas, as cupins são consideradas uma iguaria.

Como pegá-los 

Cupins amam madeira. É a principal fonte de comida deles.

Como comê-los

Asse em uma panela seca. Você quer que esses bichos cozinhem crocantes.

Como pegá-los

Quando e onde: Existem muitos tipos diferentes de vermes. Algumas larvas vivem em carne podre e carne estragada. Enquanto a carne apodrecendo não é segura para comer, as larvas são (mas cozinhe-as primeiro!). Eles também tendem a viver em frutas e legumes podres. Alguns até vivem na água. As larvas são incrivelmente ricas em proteínas e outros nutrientes benéficos.

O que você precisa: mãos, recipiente

Método:

  1. Encontre uma fonte para coletá-los. Se você tem tempo, e algumas frutas estragadas, você pode criar o seu próprio, deixando de fora.
  2. Colecione.

Como comê-los

  1. Ferva ou refogue para matar quaisquer potenciais germes persistentes.
  2. Aproveite o seu banquete do Rei Leão .

Não coma estes insetos

Lesmas e caracóis

Você não sabe o que eles comeram. Eles adoram comer plantas venenosas. Memso cozinhando, não é possível eliminar o veneno. Eles também carregam verme de pulmão de rato (e é tão terrível quanto parece).

Tarantulas

Eles não têm escrúpulos em pular em você e atacar você. Elas são agressivas.

Abelhas e vespas

Você poderia ser picado por eles. Outros insetos provavelmente estão mais prontamente disponíveis, e eles definitivamente têm menos probabilidade de atacar de volta

Lagartas

Algumas são tóxicas e, a menos que você saiba de antemão qual delas, provavelmente não é hora de adivinhar.

Sinais indicadores de que um inseto pode te matar

Enquanto a maioria são seguros para comer, existem algumas precauções que você deve tomar:

  • Evite cores brilhantes: Não coma insetos de cores vivas; sua coloração é um aviso aos predadores de que eles são tóxicos. Isso vale para os insetos nessa lista.
  • Evite coisas peludas: Evite insetos peludos; pode haver ferrões aninhados no pelo.
  • Evite coisas fedorentas: Evite também quaisquer insetos que tenham um cheiro forte (exceto, paradoxalmente, percevejos).

Em caso de dúvida: se você tiver alguma dúvida sobre a comestibilidade de um inseto, corte um pequeno pedaço cozido dele, engula-o e espere algumas horas. Se você não desenvolver nenhum sintoma, coma um pedaço maior e espere novamente. Se nada acontecer, provavelmente está bem.

Sem sushi de insetos: Sempre que possível, você deve cozinhar seus insetos antes de comê-los. Eles podem transportar parasitas ou bactérias nocivas que o cozimento vai matar, e melhora o sabor e torna os nutrientes mais digeríveis.