Como subir o Pico do Marumbi?

Por Alexandre Cappi

Como subir o Pico do Marumbi? - Go Outside
Conjunto Marumbi, no Paraná. Foto: Shutterstock

O estado do Paraná, berço do montanhismo nacional, abriga o Parque Estadual do Pico do Marumbi, um complexo de rochas acima dos mil metros de altitude, cercado por uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. O Parque está localizado no município de Morretes, a 65 km ao leste de Curitiba, e o percurso de duas horas até lá é feito por trem. Mas como subir o Pico do Marumbi?

+ Montanhismo: Qual é a travessia mais difícil do Brasil?
+ 5 trekkings que passam pelos vales mais bonitos do país

Encarar qualquer uma das trilhas do Marumbi é, na verdade, uma escalada. A subida íngreme passa por uma grande variedade de terrenos, seguindo por paredões expostos e cobertos por uma densa vegetação. Na maior parte do tempo, ficávamos suspensos pelas mãos, agarrados a troncos e raízes escorregadias. Alguns trechos verticais estão equipados com correntes e degraus de aço que exigem atenção redobrada, principalmente de quem estiver escalando pela primeira vez.

Outro fato que me causou surpresa é a minuciosa demarcação das trilhas com fitas plásticas amarradas nas árvores e setas de aço fixadas na rocha, indicando a direção exata nas bifurcações.

Confira como subir o Pico do Marumbi:

Pico Marumbi – O Conjunto Marumbi: Composto por 8 cumes, o pico, inclui o Monte Olimpo, com 1.539 metros. É um dos pontos preferidos dos turistas para a prática do montanhismo. O Conjunto se destaca pela altura vista, trilhas íngremes e conta com opções de escaladas em todas as modalidades e graus de dificuldades.

Vai nessa: A principal forma de acesso ao Parque Estadual Pico do Marumbi (PEPM) é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual Pico do Marumbi, no município de Morretes.

O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os 8 km restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.

Dicas: Leve mochila de ataque, barras de cereais, protetor solar, roupas leves e de frio, capa de chuva, meias, canivete, sacos de lixo, lanterna, tensores para joelhos e cammel back ou cantil.

Parque Estadual Pico do Marumbi (PEPM)
Horário de atendimento:
Todos os dias, das 8h às 17h, portaria 24h

Contatos:
Telefone: (41) 3432-0019 | (41) 3462-4352 (Sede Prainhas)
E-mail: pemarumbi@iat.pr.gov.br

 

*Reportagem publicada originalmente na Go Outside de maio de 2006 e atualizada em junho de 2022.

-Publicidade-