Como sobreviver ao frio extremo? Em meus cursos de sobrevivência apenas com faca, alunos e instrutores dormem no frio, enterrando-se em uma cama grossa feita de agulhas de pinheiro. Por grosso, quero dizer uma camada entre 120 e 150 cm de agulhas ou folhas empilhadas em uma estrutura de toras. Pode não parecer, mas essa técnica pode salvar sua vida pela alta capacidade de reter calor.
+ Posso beber cerveja em uma emergência de sobrevivência?
+ Hipotermia x hipertermina: o que fazer em cada caso
Empilhe as toras em uma estrutura retangular cerca de 30 centímetros mais larga e mais comprida do que o seu corpo. Em seguida, coloque uma camada de meio metro de detritos secos comprimidos, como folhas, musgo e palha, na parte inferior para evitar que a umidade do solo roube o calor do corpo.
Em seguida, empilhe mais cerca de 90 a 120 centímetros de materiais orgânicos secos nas bordas para criar uma calha do tamanho de um corpo. Na hora de dormir, deite-se de costas no cocho e espalhe as folhas secas como um cobertor, cobrindo-se da cabeça aos pés. Sim, você vai ter sujeira, fezes de coelho e agulhas de pinheiro em seu cabelo, orelhas e nariz, mas é melhor do que morrer uma morte lenta por hipotermia.
Dormi assim, sem saco de dormir, até cerca de -10ºC durante os meses mais frios e, cheguei até a ter que tirar algumas “roupas de cama” durante a noite, pois esses abrigos retêm muito bem o calor (esquilos usam um configuração semelhante). Lembro-me de uma história sobre uma criança perdida enchendo as calças e a camisa com folhas de carvalho e sobrevivendo a várias noites em baixas temperaturas.
Agora que você sabe como sobreviver ao frio extremo, apenas tenha em mente que este é um abrigo para não fumantes e construa qualquer fogueira a uma boa distância. Caso contrário, seu próprio abrigo se transformará em um sinal de fogo – você não quer ficar tão aquecido, certo?