Na coluna Ask an Outdoorsman, o jornalista Wes Siler, da Outside USA responde perguntas sobre sobrevivência, habilidades ao ar livre e vida na floresta. O colunista recebeu a seguinte pergunta: “Em um caso de emergência de sobrevivência e você não tem água, mas tem algum outro líquido, como café ou cerveja, é melhor beber ou nada?”

Certa vez, ajudei a resgatar um casal no Vale da Morte, um vale desértico localizado no leste da Califórnia, nos Estados Unidos, cujo carro quebrou e estavam distante da cidade mais próxima. Sua única fonte de hidratação? Meia caixa de cerveja quente.

A sabedoria convencional diz que as bebidas que contêm álcool e cafeína são diuréticos: ao fazer você fazer xixi, você perde mais água do que está consumindo. Se isso for verdade, beber cerveja ou café em um cenário de sobrevivência seria uma má ideia, pois só levaria a uma desidratação ainda pior.

Leia Mais: O que acontece quando você bebe cerveja após o exercício

Um estudo de 2013 no Reino Unido decidiu descobrir se isso era verdade. 72 sujeitos participaram de um teste em um estado de hidratação normal e foram solicitados a consumir um litro de água, leite, café, cerveja com 4% de álcool, chá, suco de laranja, Coca-Cola, Powerade ou uma solução de hidratação oral durante o período de 30 minutos. Os pesquisadores mediram então o volume do xixi nas quatro horas seguintes. Os resultados: o leite e a solução em tablete de sal melhoraram marginalmente a hidratação, enquanto todo o resto resultou na mesma retenção de água que a água pura.

Claro, isso era apenas um litro de cerveja relativamente fraca e uma xícara normal de café, não uma dose de tequila ou expresso. A proporção de água para álcool e cafeína era alta. O consumo excessivo de álcool vem com uma longa lista de efeitos óbvios e negativos, incluindo um rápido aumento de toxinas, inflamação, redução da capacidade do corpo de realizar suas funções metabólicas e, mesmo em curto prazo, pode levar a problemas de saúde que podem de outra forma impactar sua capacidade de sobreviver.

Leia Mais: A água não é a melhor bebida para hidratação, diz estudo

Portanto, você deve beber cerveja ou café se não tiver água em uma caso de sobrevivência? A melhor resposta é sim, se você fizer isso com moderação e tentar determinar se a bebida em questão contém mais água do que outras substâncias.

Como acontece com qualquer cenário de sobrevivência, existem alguns pontos adicionais importantes a serem feitos:

  1. Este não é um bom conselho geral de saúde. Você não deve depender do café ou da cerveja para a hidratação diária, assim como provavelmente não deve comer larvas que encontrou em uma árvore morta no café da manhã todas as manhãs.
  2. A melhor maneira de sobreviver a algo é, antes de mais nada, evitar se encontrar em uma situação de sobrevivência. Leve água mais do que suficiente com você quando estiver viajando em áreas remotas e planeje rotas de modo que você passe por fontes de água com a frequência adequada. Identificar fontes de água em um mapa antes de viajar é uma boa prática geral.

Aquele casal que encontrei no Vale da Morte deveria ter, no mínimo, alguns litros de água no carro. A julgar por todos os vazios no banco de trás, confiar na cerveja para hidratação também pode ter contribuído para a longa lista de decisões erradas que acabaram quase os matando.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo