Uma despensa limpa, arrumada e bem organizada pode não apenas economizar uma quantidade substancial de tempo, mas também torná-lo um melhor cozinheiro. Não é diferente da expressão: “casa limpa, mente limpa”. Você não sairia na trilha com uma mochila bagunçada, não é? A mesma atenção dada ao seus itens de acampamento deve ser aplicada para organizar a despensa da sua cozinha.
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Elimine a desordem, faça um estoque do essencial, crie um sistema para organizar seus ingredientes e equipamentos e você estará preparando pratos como um chef em pouco tempo.
Como criador de receitas e padeiro profissional, aperfeiçoei meu know-how de despensa ao longo dos anos. Aprendi com erros grandes e pequenos, muitas vezes com uma cutucada útil de uma lista de chefs habilidosos. As principais conclusões são estas: observação e repetição.
Como abastecer sua despensa
Sei o que gosto de comer, portanto, sei o que preciso estocar. Isso – conhecer seus pratos básicos e identificar seus ingredientes obrigatórios – está no centro deste projeto.
No entanto, se você é novo na cozinha, ou simplesmente nunca tomou medidas para ser mais eficiente e organizado, nunca é tarde para começar. Comece simples. Comece com o que você pode usar com confiança.
Escolha 10 das suas receitas favoritas e familiarize-se com os ingredientes. Estoque esses itens usados com frequência – talvez sejam apenas especiarias, azeite e arroz e feijão, e tudo bem – depois diversifique com base no que você deseja dominar.
Quanto mais você se familiarizar com as receitas que planeja fazer, mais rápido se desenvolverá seu reflexo para o que vai precisar. Eventualmente, isso se tornará mais natural e isso, meu amigo, se chama eficiência.
Não há perguntas idiotas
Minha educação culinária começou quando eu era criança cozinhando com minha mãe e minha avó (uma chef publicada). Ambos se destacaram na cozinha, e fiz a eles um milhão e uma perguntas. Também observei e anotei cada ferramenta e ingrediente.
Além disso, perguntei sobre a ciência da culinária: por que bicarbonato de sódio e não fermento em pó? Se você não tem isso, o que você pode substituir? Minha mãe e minha avó tinham as despensas mais organizadas e um bom fluxo para o espaço da cozinha – todas as coisas em seus lugares e um lugar para tudo.
Com isso dito, encorajo você a observar chefes experientes – sejam eles familiares, amigos ou verdadeiros profissionais (se possível) – e fazer perguntas. Em seguida, pegue esse conhecimento e aplique-o à sua prática.
Como organizar sua despensa
Ser limpo não é acidental; vem de ter um sistema. Comece com as dicas a seguir e, em seguida, aplique a mesma fórmula em toda parte:
1. Se você usar uma variedade de farinhas, invista em grandes potes de vidro com bocas largas que facilitam pegar as porções. Etiquete tudo para saber que tipo de farinha é: grão de bico, trigo, integral, linhaça, aveia, etc. O mesmo vale para grãos como arroz , quinua e etc. Faça o mesmo com os temperos. Livre-se dos pequenos recipientes em que eles vêm. Organize-os em uma prateleira fácil de ver. Etiquete tudo, adicione um toque pessoal se quiser e, em seguida, coloque tudo em ordem alfabética.
2. Se você é um amante da sopa como eu, estoque o máximo de caldo (vegetais, frango e carne) que puder em seu espaço, especialmente para os longos meses de inverno. O mesmo pode ser feito com o feijão, já que dura muito.
3. Se você tem crianças em casa, provavelmente tem um estoque de macarrão. Use uma cesta para acomodar as várias formas. Minha filha de 7 anos adora macarrão e sabe em qual cesta está e é capaz de escolher qualquer formato que deseje. Faça o mesmo com uma cesta de lanches cheia de lanches saudáveis que as crianças possam acessar facilmente sem incomodá-lo.
4. Mantenha as coisas frescas girando a despensa – coloque os itens mais antigos na frente para que não sejam desperdiçados.
Em termos de quanto estocar, é aqui que suas habilidades matemáticas do ensino médio são úteis. Calcule quanto você precisará com base no que espera comer em um período de duas semanas. Por exemplo, minha filha adora panquecas de banana e aveia. Eu sei quanta farinha de aveia preciso para essas duas semanas por quantos dias por semana estou fazendo as panquecas. Equação fácil. Aplique isso em seus muitos ingredientes para comprar com mais sabedoria e reduzir o desperdício e viagens desnecessárias ao mercado.
Crie um sistema para sua despensa
Agora, como organizar todos esses ingredientes? Crie um sistema e cumpra-o.
Gosto de manter enlatados, como milho, atum e leite de coco na prateleira de cima – esses são ingredientes que não uso com frequência, mas duram mais. Minhas farinhas e outros ingredientes usados com frequência estão no nível dos olhos, o que facilita o acesso e a captura rápida. Ao lado da farinha, coloco todos os meus óleos de cozinha.
Junto com eles estão os ingredientes para temperos e molhos, que uso em quase todas as refeições. Em seguida vêm as nozes. Tenho uma variedade de nozes em potes pequenos, mas mantenho a maior parte delas no freezer para manter o frescor. Comprar a granel economiza dinheiro, tempo e recursos.
Nas prateleiras de baixo, há cestas para o acesso das crianças: uma com lanches saudáveis e a outra com massas.
Curiosamente, não guardo meus temperos na despensa – em função da frequência com que os uso. Eles estão no meio da cozinha, bem ao lado do fogão. No entanto, se você tiver espaço ou desejar manter seus temperos fora de vista na despensa, sugiro comprar ou construir uma prateleira em camadas para encontrar facilmente o que procura. E não se esqueça de colocar em ordem alfabética.
Finalmente, com o tempo, sua despensa ficará desorganizada e bagunçada, especialmente se as crianças a invadirem diariamente. Para evitar isso, agende uma limpeza rápida algumas vezes por mês; verifique se tudo está atualizado e no lugar. Treine sua família para manter os alimentos acessíveis e visíveis. Sua despensa profissional ficará feliz e bem organizada, e você também.