Um sono de boa qualidade é fundamental para atletas de todas as habilidades e saber como melhorar o sono é um assunto importante, especialmente se você sentir que não está dormindo o suficiente.
+ Além de dormir: os 10 tipos de descanso que você deveria ter
+ Esta rotina ayurvédica na hora de dormir melhorará seu sono
É verdade que algumas pessoas treinam com menos de quatro horas de sono por noite, mas a maioria dos atletas requer significativamente mais. Sem um bom sono, você nunca se recuperará bem do seu treinamento e alcançará seus objetivos e potencial. Durante o sono, todos os seus músculos e “baterias internas” se reparam e se reabastecem. Se você cortar o sono, seu corpo não terá tempo suficiente para liberar testosterona, hormônio do crescimento humano e uma série de outros compostos que ajudam a reconstruir, reparar e reabastecer.
O lado positivo é que se você dormir bem, pode aumentar sua performance atlética por quantidades maiores até do que se você fizesse o uso de hormônios. E a boa notícia: dormir é legal!
Qual a melhor forma de melhorar o sono?
Se você está lutando para obter o sono que precisa, aqui estão algumas dicas que me ajudaram e ajudaram atletas:
8 formas de melhorar o sono
1. Termine seu treino longe da hora de dormir. Treinar tarde da noite tende a manter seu corpo acelerado e pode dificultar o desligamento e o sono adequado.
2. Mantenha o consumo de álcool ao mínimo, especialmente perto da hora de dormir. Sim, beber pode ajudá-lo a dormir, mas depois pode bagunçar seu açúcar no sangue algumas horas depois e acordá-lo. (Algumas pessoas largam o álcool durante a temporada de corridas por esse mesmo motivo.)
3. Considere o tempo de “relaxamento”. Muitas vezes, estamos ocupados até a hora de dormir e depois corremos para a cama, sem tirar tempo para relaxar. Se o seu tempo de “relaxamento” incluir atividades como assistir TV ou simplesmente ler, mas você espera até a hora de dormir para fazer isso, pode reduzir o tempo gasto dormindo. Se, por exemplo, seu horário ideal de ir para a cama é às 22h, comece o processo de relaxamento às 21h ou antes, se possível.
+ Série de posturas de yoga para dormir bem
4. Diminua as luzes ao redor da casa (se possível) conforme a noite avança para ajudar a sinalizar para o seu corpo que o sono está chegando.
5. Faça o processamento do dia antes de ir para a cama. Especialmente durante períodos de estresse, é fácil deitar na cama apenas para perceber que sua mente está correndo pelos desafios que você enfrenta em vez de se desligar para um lugar tranquilo. Reveja o seu dia e processe as coisas antes de apagar as luzes. (Considere um bullet journal ou outra forma de escrever seus pensamentos e tarefas antes de dormir.)
6. Se você estiver machucado, faça modificações na sua posição de dormir para ficar mais confortável.
7. Certifique-se de que seu quarto está fresco. Nossos corpos gostam de dormir em quartos mais frios do que poderíamos querer se estivéssemos acordados. Se puder, mantenha o quarto mais frio.
+ 5 alongamentos simples para ajudá-lo a dormir melhor
8. Você provavelmente já ouviu isso mil vezes antes – mas evite a luz azul de telefones, tablets e laptops por pelo menos uma hora antes de dormir. Não use o seu telefone como despertador, mas coloque-o em outro cômodo enquanto estiver dormindo.