Não existe um meio 100% seguro, mas, se você estiver fazendo uma trilha na floresta e o tempo fechar, a melhor forma de identificar o Norte é olhar atentamente a vegetação.
+ Dicas de localização com experts em montanhismo, trekking e trail run
+ Cansado da sua cidade? Nesta ilha irlandesa você pode viver sem pagar aluguel por um ano
O tronco de toda árvore tem um lado mais úmido e com mais musgo do que o outro. No hemisfério Norte, esse lado está voltado para o Norte, enquanto no hemisfério Sul é o contrário: o musgo cresce com mais vigor na face Sul do tronco.
A predominância do musgo em um ponto ou outro está diretamente relacionada à insolação e à umidade. Como o Sol fica boa parte do tempo em torno da linha do Equador, a face sul das árvores no hemisfério Norte recebe mais luz – e o contrário ocorre no hemisfério Sul.
O escoteiro Fernando Neves, diretor da União dos Escoteiros do Brasil, região de São Paulo (UEB-SP), diz, no entanto, que essa dica de como identificar o Norte pode falhar. “Nem sempre é fácil perceber onde está nascendo mais musgo e essa informação vai lhe ajudar pouco se você estiver perdido na selva amazônica”, afirma.
“Como ela é muito úmida e a copa das árvores muito fechada, o sol não chega ao solo e o musgo cresce igualmente ao redor do tronco.” Por isso, o melhor a fazer quando sair para uma caminhada é não esquecer de levar uma bússola e um mapa da região.
*Perguntas da série “Por Um Mundo Mais Selvagem”.