A modalidade de Trail Run do Rocky Mountain Games foi dividia em três distâncias: 6km, 10 Km e 25 km – além do canicross, corrida com cachorros. Com um pouco de chuva, o frio típico de Campos do Jordão, e muita animação os competidores dos 6 km começaram a disputa pela trilha.

De apenas 14 anos, Renan Vitor Moreira venceu a distância de 6k

O grande vencedor foi o novato e estreante na modalidade de apenas 14 anos, Renan Vitor Pontal, que corre desde os oito anos de idade e agora esta sendo treinado pelo mestre do trail run Sidney Togumi. Ele fez a prova em 30 minutos e 13 segundos. Em segundo lugar ficou Ademir de Godoi Silva, de 46 anos, da equipe M&A (31 minutos e 49 segundos) e o bronze ficou com Sebastião Noberto Filho, 52, em 35 minutos e 19 minutos. No feminino, Louise Souza de Lima, 29, fez o melhor tempo e pegou o ouro, com 44 minutos e oitos segundos. O pódio ficou formado com Lily Martins, 40, e Ana Flávia Barnabe Peres, 42.

Com lama e muita garra pela trilha de 10 km na Serra da Mantiqueira, o mineiro Thomaz Tassinari, 31, venceu a prova com o tempo de uma hora e 37 segundos. Em segundo lugar ficou Thiago Maschio Rossi, de 43 anos, da equipe BCO (uma hora e seis minutos) e em terceiro, Edmilson Caetano da Silva, 55, com um hora e oito minutos. Entre as mulheres, Mariana Reis de Assumpção, de 42 anos, completou a prova em uma hora e 37 segundos. A prata ficou Camila Biselle, de 18 anos, com o tempo de uma hora e vinte minutos, e em terceiro Andressa Cristina Domingos Guedes Ribeiro, de 38 anos, com um horas e 25 minutos.

E na memorável prova de 25 km, os competidores chegaram no fim da prova com as mãos cheias de lama – não faltaram tombos no percurso técnico e de altimetria dura. A trilha tinha elevação de 1.150 metros, com inclinação média de 9% e alguns trechos com 31,3%. O vencedor foi o corredor da região Célio Augusto da Rosa, 41, da região de Campos do Jordão. Célio foi foi vencedor do La Misión Brasil de 2018, de 80 km, e em 2017 foi o melhor brasileiro do Mundial de Corrida da Montanha na Itália. Na prova do Rocky Mountain Games, Célio fez os 25 km em uma hora e 49 minutos.

+ 8 motivos para você competir e participar do Rocky Mountain Games

O atleta de Taubaté especializado em provas de fundo no atletismo, Douglas Gouveia, 27, conquistou um belo segundo lugar na disputa dos 25 km, com um hora e 52 minutos. O pódio foi completado por Ivan Pires, atleta jordanense, que já participou do Mundial de Ultra Trail de 2016 e outras provas como El Cruce, Patagônia Run e Mizuno Uphill.

Assim como na prova masculina, as atletas femininas da região dominaram o trail. “Foi a nona vitória de dez provas disputadas, e foi a mais difícil que fiz na vida”, disse Evelin Fernandes, de apenas 21 anos, que venceu a 25k com tempo de duas horas e 27 minutos, pouco na frente da veterana Luciana de Paula, que fez a prova em duas horas e 28 minutos. Em terceiro ficou com Sul Rosa, atleta experiente do atletismo que está dominando prova de corrida de montanha.

Xico e Willian Oliveira, a dupla campeã do canicross no RMG

Corrida com Cachorro

Mais de 20 atletas caninos – junto com seus donos corredores – participaram da prova de canicross, de 6k. O vencedor foi o Braco Alemão Xico, junto com seu dono, Willian Oliveira – em 2018 eles foram campeões sulamericanos da modalidade. Em segundo lugar, a dupla Schubert e Matheus Oliveira, treinador de cães e também campeão sulamericano de canicross. Em terceiro, Fabio Fonseca e seu dog Fredão completaram o pódio. Entre cachorros de raças super treinados, sem-raça definida animadíssimos e muita lama foi uma prova divertida e memorável.