RESERVE A DATA: nos dias 3 e 4 de agosto deste ano, você tem um menu imperdível de atividades outdoor de montanha para todos os gostos no Ropcky Mountain Games. Não importa se sua praia (ops!) é correr, pedalar, escalar ou só curtir o friozinho da serra com os amigos. O Rocky Mountain Games terá atividades diversas – incluindo até para a criançada, que poderá amar a montanha desde cedo.

Concebido pela editora Rocky Mountain, o evento acontecerá na emblemática Campos do Jordão (SP), encravada na parte paulista da Serra da Mantiqueira, cadeia de morros que se espalha também pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Rocky Mountain Games, entre araucárias e um clima de inverno perfeito para os esportes, garantirá dias de esporte competitivo, atividades despretensiosas, cerveja gelada, amigos, filhos e até cachorro, em uma divertida corrida com os companheiros inseparáveis de quatro patas.

Inspirado pelos grandes festivais que combinam cultura e esportes de montanha mundo afora, o Rocky Mountain Games vai organizar provas de corrida em trilha, corrida uphill (em subida), mountain bike e ciclismo de estrada, acompanhadas de escalada indoor recreativa e slackline, degustação de cervejas artesanais, campeonato de churrasco, corrida com cachorro, exibição de documentários de aventura, brincadeiras dos tempos da inocência, bate-papos e shows.

+ Atletas da região de Campos do Jordão têm desconto nas inscrições do Rocky Mountain
+ Go Outside promove corrida com cães

O festival tem uma equipe organizadora de peso por trás. A curadora técnica do evento é Adriana Nascimento, respeitadíssima nove vezes campeã brasileira de cross country e uma das maiores entusiastas do esporte no país. O diretor será João Bellini, responsável por toda a logística das provas de rua dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Um dos aspectos mais bacanas será reunir praticantes de diferentes modalidades em uma única celebração”, diz João.

Será possível pedalar por 25 ou 40 km de trilhas ou ainda subir a Serra Velha pelo tradicional trecho de 50 km que liga Santo Antônio do Pinhal a Campos. Já os corredores de trilha terão como opções percursos de 5, 10 ou 25 km e ainda um desafio de uphill, com ataque de uma única subida, no Pico do Imbiri. Quem quiser testar os limites em mais de uma ou em todas as provas concorre ao título de Rei ou Rainha do Rocky Mountain Games, a partir de uma somatória de pontos acumulados dos resultados de cada disputa. O evento será aberto ao público, e competidores devem se inscrever pelo site oficial.

Diretora de outro evento da editora Rocky Mountain, o Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, Andrea Estevam (2) destaca a oportunidade especial para atletas e para nem-tão-atletas-assim de estarem juntos, em “provas com organização impecável, pensadas para a experiência de quem vive a competição, além de atividades e atrações muito legais também para quem não vai competir”.

As provas terão premiação em dinheiro – o que torna a brincadeira mais atraente para os especialistas – e percursos com características ideais também para quem só quer curtir. Entre uma disputa e outra, a confraternização vai rolar em uma arena montada aos pés do Morro do Elefante (no bairro do Capivari, coração da cidade), concebida para servir de palco das atrações culturais e recreativas. Idealizador da intensa programação, o publisher e fundador da Rocky Mountain Sports Content, Caco Alzugaray, antecipa: “Viveremos um fim de semana com cheiro e gosto de terra, madeira e churrasco, absolutamente imperdível para quem, como a gente, também acha que o Brasil merece um autêntico festival de montanha”.

Vem com a gente

Conheça os eventos imperdíveis para quem é apaixonado por esportes ao ar livre:

CORRIDA EM TRILHA

A corrida em trilha do Rocky Mountain Games oferecerá três opções de percurso (5, 10 e 25 km), em sua maior parte em trilhas estreitas (singletracks) nas montanhas da Serra da Mantiqueira. É aventura para todos os tipos: quem está começando ou quer poupar as pernas pode encarar os 5 km. E nos 25 km prometemos “entregar” uma prova memorável – para você e seus músculos.

CORRIDA COM CACHORRO

Serão 5 km em trilhas estreitas e estradas de terra – o mesmo percurso da prova de corrida em trilha, mas dessa vez aberta para que os corredores dividam o percurso com seus amigos de quatro patas.

UPHILL

São “somente” 5 km, mas o desnível positivo de quase 400 metros torna esta uma das provas mais duras do Rocky Mountain Games. Quem será o primeiro corredor a chegar ao cume?

MOUNTAIN BIKE

Assim como na corrida em trilha, o evento de mountain bike terá dois níveis de dificuldade, para garantir diversão e desafio para todos os ciclistas de montanha. Os percursos serão de 20 e 35 km, em sua maioria em singletracks.

CICLISMO DE ESTRADA

Para os amantes do asfalto, haverá um percurso intenso e clássico: os 50 km pela Serra Antiga de Campos, dos quais cerca de 20 km são de subida pelas montanhas da Mantiqueira.

SLACKLINE

Equilibrar-se na fita requer concentração e equilíbrio, e atletas que dominam a modalidade sabem explorar ao máximo a beleza e a dificuldade desse esporte. No Rocky Mountain Games, iniciantes terão a chance de se aventurar sob a supervisão de instrutores que sabem ensinar os primeiros passos. Nos dois dias de evento, teremos apresentações de trickline (manobras na fita) com atletas profissionais.

ESCALADA

Em uma parede de sete metros de altura, atletas, iniciantes e crianças poderão brincar e se desafiar com toda a segurança. Para todos os níveis de coragem e habilidade!

KIDS: ACAMPAMENTO GO OUTSIDE DE AVENTURA

Durante o Rocky Mountain Games, haverá uma série de atividades voltadas para crianças de 5 a 15 anos, como canoagem, mountain bike, trekking e brincadeiras com mapas, tudo promovido pela equipe do Acampamento Go Outside de Aventura.