As saladas precisam demitir quem está fazendo sua campanha de relações públicas. Por muito tempo, elas foram designadas como acompanhamentos ou “comida de coelho”. Mas quando bem feita – com mais coisas, não menos – a salada é infinitamente interessante. Elas também são uma ótima maneira de consumir uma tonelada de itens ricos em nutrientes e, quando montadas com cuidado, são surpreendentemente portáteis. Saladas também são ideais para usar as sobras de sua geladeira.
Veja como fazer uma salada irresistível e que vai te satisfazer, de acordo com três especialistas.
Pare a mentalidade de dieta
Katie Cavuto tem uma regra de ouro quando se trata de criar saladas: nenhum queijo sem gordura ou molhos. Cavuto é uma nutricionista, mas ela também é a chef executiva da Saladworks, uma franquia de montar-sua-própria-salada. “Em alguns casos, as gorduras dos molhos podem ser algumas das partes mais nutritivas da salada”, explica ela. Azeite? É o tipo de gordura rica em ômega-3 que pode, na verdade, reduzir os triglicerídeos. Perder a mentalidade dietética também afeta os ingredientes. Abacates? Novamente, são gorduras saudáveis que demoram mais para digerir, mantendo você satisfeito por horas.
O ponto mais amplo, porém, é que, se você quiser fazer uma refeição com salada, precisa ter certeza de que ela tem calorias suficientes para ser uma refeição. Para Cavuto, além do molho, isso significa adicionar algum tipo de carboidrato, uma fonte de proteína e uma fonte de gordura, como nozes ou sementes, à sua mistura de vegetais frescos.
Expanda sua definição de ingredientes
No momento, Kyle Markt, o chefe de cozinha da Farmer’s Fridge – uma empresa que distribui saladas frescas em máquinas de venda automática (mas mudou para entregas diretas ao consumidor durante a pandemia) – está realmente interessado em misturar grãos com verduras. Ele mantém potes cozidos de arroz integral, farro e cuscuz israelense em sua geladeira para saladas rápidas durante a semana. Lauren Chandler, uma instrutora de culinária de Portland, Oregon, gosta de misturar batatas cozidas com vinagrete e muitas de ervas frescas para adicionar peso e sabor a qualquer salada.
Conheça seus verdes
A alface murcha rapidamente, então não é ótima para nada além de uma refeição que você planeja comer imediatamente. Alface romana é um pouco mais resistente, mas ainda tem uma vida útil limitada em um recipiente plástico ou de vidro. O espinafre aguenta por várias horas – especialmente se você não temperar até a hora de comer. Mas quando se trata de verdadeira resiliência, couve e repolho são os reis. Se você está levando uma salada para um acampamento noturno e quer que esteja saboroso no dia seguinte, escolha essas verduras como base (e mantenha-as em um refrigerador com uma bolsa de gelo ou duas).
Adicione tempero
Pimenta é a nova obsessão de Markt por coberturas de salada. “Temos experimentado muito com flocos de chili gochugaru coreano ”, diz ele. Surpreso com a ideia de uma salada picante? Literalmente, não há necessidade de suar: o calor da pimenta aumenta quando você a aquece, mas quando ingerida fria, você obtém principalmente um sabor frutado e defumado. Se você não conseguir encontrar gochugaru, experimente pimenta de Aleppo.
O item favorito da despensa de Chandler para adicionar às saladas são as sementes de mostarda torrada. “Pegue as sementes de mostarda marrom, coloque em uma frigideira seca e torrar até que fiquem cinza e comecem a estourar”, diz ela. Essa selagem rápida os torna crocantes e adiciona um sabor interessante ao seu produto final.
Você tem algo crocante, como sementes ou nozes? Tem algo ácido, como um vinagrete ou suco de frutas cítricas? Você tem algum tipo de gordura para tornar dar mais saciedade? Por fim, você tem tempero? As saladas, assim como todos os pratos, precisam ser temperadas. Uma leve pitada de sal e pimenta geralmente serve.
Bons vinagres
O azeite de oliva e o vinagre balsâmico nunca decepcionam, mas equipar seu armário com vinagres interessantes vale a pena para qualquer comedor de salada devoto. Markt adora vinagre de vinho borgonha e vinagre de champanhe – que são atualizações dos bons e velhos vinagres de vinho tinto e branco. Chandler diz que vinagre de xerez é a garrafa que ela busca com mais frequência. Quanto à proporção de óleo para vinagre, depende de você, mas a maioria dos restaurantes usa uma proporção de pelo menos dois para um de óleo para vinagre, com alguns usando três para um. Quanto mais picante for o vinagre, mais óleo você precisará para combatê-lo, mas siga o que for mais gostoso para você.
Guarde bem a sua salada
O melhor recipiente para levar uma salada para viagem é um pote de conserva, diz Cavuto. A maioria de nós tem um guardado no armário, as tampas fecham bem e você pode embalar sua salada verticalmente em camadas, o que é crucial para manter as folhas crocantes. Se você estiver levando sua salada para uma caminhada, coloque uma pequena bolsa de gelo ao lado dela, especialmente se for um dia quente.
Monte seu frasco nesta ordem:
- Molho e grãos. Markt diz que os grãos são ótimos para manter as saladas frescas, porque absorvem qualquer umidade extra de vegetais como tomates, que podem deixar uma salada empapada. Se você planeja colocar o molho junto com a salada, coloque-o primeiro e depois coloque os grãos por cima.
- Vegetais ricos em água. Tomates, pepinos e tudo o que vai vazar um monte de água precisam estar no fundo do frasco ou em cima dos grãos.
- Vegetais densos. Se você estiver adicionando couve de Bruxelas torrada, batata-doce ou qualquer outro vegetal que seja mais denso que a alface, coloque-a em seguida.
- Nozes e sementes. Frutas secas ou frutas frescas também podem entrar nessa camada. Se for adicionar queijo, coloque-o acima da camada de nozes e sementes.
- Verdes. Estes vão para cima. Se você estiver realmente preocupado com o enfraquecimento da alface, adicione uma toalha de papel úmida depois de colocá-la.
- Abacates. Adicione imediatamente antes de servir.
Para comer, vire o frasco de cabeça para baixo e deixe o molho escorrer. Mexa tudo e está pronto comer.