Descanse, recupere e gelo, gelo, gelo. Se você se machucou, provavelmente está familiarizado com essa frase. No entanto, existem diversas maneiras de aplicar gelo na lesão. Aqui vamos te falar como fazer uma bolsa térmica de gel caseira e os cuidados para ter no processo.
+ Bolsa de água quente ou de gelo? Saiba é adequada para você
+ Tomar banho quente ou frio depois do treino? Conheça os benefícios de cada um
+ Pra que serve o banho de gelo?
Em vez de gastar dinheiro na internet, você pode fazer sua própria bolsa térmica de gel caseira. No entanto, colocar gelo em uma lesão ou usá-lo para melhorar uma dor é um pouco mais complicado do que só colocar um pacote gelado na perna. Aqui está o que você deve ter em mente:
O que um médico quer que você saiba sobre gelo
1. Não existe uma maneira certa de fazer gelo
O gelo é individual para você – e é algo que deve ser discutido e liberado por um profissional médico, diz Jen Caudle, DO, professora associada de medicina familiar na Rowan University, em Nova Jersey, nos EUA.
Por exemplo, se você tiver um fluxo sanguíneo ruim para certas áreas do corpo ou danos nos nervos, existem certos riscos. Dependendo da sua lesão e preferência, haverá uma fonte de resfriamento específica que funciona melhor para você, diz Caudle, seja uma bolsa de gelo em gel ou um saco de ervilhas congeladas.
2. Cuidado com a queimadura
Você também vai querer encontrar algo para embrulhar o pacote. “É importante cobrir as bolsas de gelo com uma toalha”, diz Caudle. “Isso meio que remove o frio extremo, que pode realmente danificar a pele e os tecidos.”
3. O tempo é tudo
O tempo também é crítico. Deixar uma bolsa de gelo por mais tempo do que o permitido pode criar mais problemas do que soluções, diz Caudle. Ela recomenda, para a maioria das pessoas, deixar uma bolsa de gelo por não mais que 15 a 20 minutos.
Aqui, Caudle explica como fazer sua própria bolsa térmica de gel – usando apenas quatro itens diferentes que você provavelmente já tem em casa.
Como fazer uma bolsa térmica de gel
Do que você precisa: álcool isopropílico (com uma concentração de pelo menos 70% de álcool isopropílico), água, um copo medidor, um saco plástico que possa ser fechado novamente
1. Despeje ⅓ xícara de álcool isopropílico e ⅔ xícara de água em um saco plástico. Se quiser criar uma bolsa de gelo maior, duplique ou triplique a quantidade. A proporção deve permanecer sempre duas partes de água para cada parte de álcool isopropílico;
2. Esprema o ar, feche bem o saco e misture o álcool isopropílico e a água;
3. Coloque o saco no congelador por algumas horas. Deve parecer uma substância de gel quando você a remover;
4. Use sua bolsa térmica em gel gelada nos músculos e articulações doloridos. Devolva-a ao congelador depois de terminar de congelar.