Como desentupir o ouvido ao viajar de avião?

desentupir o ouvido
Imagem Shutterstock

Ao subir a serra de carro ou voar de avião, já esperamos aquela sensação desagradável de ouvido entupido. Para alguns, é insuportável. Para outros, é mais um pequeno incômodo. De qualquer forma, ninguém gosta de ouvido entupido, certo? Com certeza você já ouviu falar que mascar chiclete pode ajudar a aliviar a pressão durante o vôo. Agora, vamos contar para você os melhores métodos para desentupir o ouvido.

+ As 15 cidades mais baratas na América do Sul e Central para fazer mochilão em 2020
+ O que fazer quando estiver doente demais para viajar de avião

O desconforto que você sente nos ouvidos é uma condição chamada barotrauma de ouvido, e trata-se de uma parte do ouvido interno chamada trompa de Eustáquio, um pequeno canal atrás do tímpano que ajuda a equalizar a pressão entre o ar de fora e de dentro do ouvido.

Na maioria das vezes, quando você está em uma altitude constante, a pressão permanece a mesma. Mas altitudes diferentes têm pressões de ar diferentes, então se você subir ou descer rapidamente – como em um avião ou mesmo em um elevador – sua trompa de Eustáquio não consegue acompanhar as mudanças rápidas, e a pressão aumenta e causa dor. Além, claro, de dar a sensação desagradável que faz você querer desentupir o ouvido o mais rápido possível.

O ouvido tampa porque apesar do estabilizador de pressão que todo avião tem, a mudança de pressão do ar é tão repentina que o ar preso em nosso ouvido interno não tem tempo suficiente para se adaptar à mudança da pressão atmosférica.

Existem várias maneiras de criar equilíbrio em seus ouvidos, incluindo goma de mascar. Quando mascamos chiclete, abrimos a trompa de Eustáquio e permitimos que o ar com a nova pressão atmosférica alcance nosso ouvido interno, o que ajuda a desentupir o ouvido. O processo nivela a pressão e sentimos alívio. Você saberá que teve sucesso quando sentir um ou dois estalos.

No entanto, alguns especialistas desaconselham mascar chiclete como forma de aliviar o barotrauma auricular, pois faz com que você engula ar, o que pode causar inchaço no avião. Alguns métodos alternativos para estalar os ouvidos e equalizar a pressão incluem bocejar, engolir, a manobra Valsalva (apertar o nariz, fechar a boca e soprar) e a manobra Toynbee (beliscar o nariz, fechar a boca e engolir). Você também pode comprar protetores de ouvido especiais que ajudam seus ouvidos a se adaptarem a diferentes pressões de maneira mais lenta, evitando assim qualquer aumento doloroso de pressão.