Essas dicas ajudarão você a correr com seu cachorro seguros e felizes

A atleta de endurance norte-americana Alex Borsuk é especialista em diversão tipo 2 (aquela que é horrível enquanto acontece, mas sensacional depois que passamos o perrengue), assim como Otto, seu border collie. Juntos, Alex e Otto já correram ultramaratonas, escalaram, esquiaram e acamparam.

+ Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, sugere estudo
+ Cachorro segue montanhistas até 6.400 m do Manaslu

O cachorro anterior de Alex, chamado Peanut, a ajudou a explorar as trilhas do Oregon (EUA) quando a região ainda era nova para ela. Em 2015, Alex começou a correr e a encarar desafios maiores nas montanhas e, em 2018, fez sua primeira corrida de 100 milhas (cerca de 160 km), a Cloudsplitter 100, na Virgínia.

A atleta diz que todos os seus cachorros sempre a mantiveram motivada quando os treinos se intensificam. “Eles estão sempre felizes, o que me força a aceitar esforços mais duros”, conta.

Perguntamos para Alex seus principais conselhos para levar um cachorro a correr e se aventurara em longas aventuras ao ar livre:

Consulte o veterinário

“Cheque com um veterinário quando
 seu cachorro estará preparado para fazer corridas longas. Otto é ativo e
 de tamanho médio, então pudemos começar a correr juntos quando ele tinha pouco menos de 1 ano. Cachorros de raças maiores podem não ser capazes de correr até bem mais tarde.”

Mais comida!

“Cachorros ativos precisam comer mais. Otto pesa 16 kg e come tanto quanto um pastor alemão. Não presto muita atenção nas quantidades recomendadas nas embalagens de rações para o tamanho dele. Corremos de 80 a 110 km por semana, então ele queima muitas calorias.”

Invista em uma boa coleira

“Deixe seu cão o mais confortável possível com uma boa coleira. Treine-o para atender prontamente a um chamado seu. O cachorro tem que ser capaz de correr bem com a coleira, sem puxar. E sem coleira ele deve ficar do seu lado, para não acabar se esforçando demais correndo na sua frente.”

Treinamento

“Cachorros se cansam quando
 estão fora de forma. Você não pode esperar que o seu te acompanhe se ele só se exercitar nos fins de semana. Assegure-se de que ele também treine durante a semana. Dessa forma, ele poderá encarar desafios mais longos.”

Água e comida

“Humanos podem caminhar ou desistir quando estão cansados. Cachorros não param. Eles querem agradar seus donos,por isso podem não aparentar mesmo quando
 estão precisando de um pouco de descanso, embora não aparentem. Sempre leve água e comida suficiente para eles.”

Adapte a aventura para o seu melhor amigo

“Escolha com sabedoria as atividades de vocês dois juntos. Cachorros dificultam algumas coisas, como escalada em gelo, então não os levo nesse tipo de viagem. É tudo uma questão de adaptação.”