O seu cachorro pode prolongar sua vida. Um estudo publicado na Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, feito pela Universidade de Indiana, nos estados Unidos, afirma que ter um cachorro pode reduzir em 24%  o risco de morte por qualquer causa.

Os cientistas analisaram estudos publicados de 1950 a maio de 2019 que avaliaram a posse de cães e sua associação com a mortalidade. A pesquisa incluiu 10 estudos que renderam dados de mais de três milhões de participantes.

O estudo descobriu que os donos de cachorros provavelmente viveriam mais do que aqueles que não tinham cães. Para indivíduos com problemas cardíacos, viver com um cachorro teve um benefício ainda maior, com o risco reduzido em 31% de morrer de doenças cardiovasculares.

+ Como levar o seu cachorro para uma aventura
+ Os animais sentem amor?

Os benefícios à saúde por se ter um cachorro podem ser atribuídos em parte ao aumento da atividade física, como passear com o cachorro, especulam os autores.

Os cães também podem ajudar na saúde mental. Para os pesquisadores, ter um animal de estimação pode ajudar uma pessoa a controlar o estresse, aumentar a atividade e diminuir o isolamento e a solidão.

Um outros estudo feito com mais de 336.000 homens e mulheres suecos, publicado terça-feira na “Circulation”, também descobriu que pessoas que possuíam cães tiveram melhores resultados de saúde após sofrerem um grande evento cardiovascular, como ataque cardíaco ou derrame.

“A parte mais interessante deste estudo foi que as pessoas que moravam sozinhas parecem obter os maiores benefícios, tanto no grupo de ataque cardíaco quanto no grupo de derrame”, disse a doutora Martha Gulati, editora-chefe da equipe CardioSmart.org, a plataforma de educação de pacientes do American College of Cardiology.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo