Manter a bicicleta limpa não é uma missão fácil, principalmente para quem é fã de off road, mas é um desafio necessário. Isso porque ter a limpeza da bike em dia faz com que a sua performance na magrela seja ainda melhor.
+ 6 dicas para manter a manutenção da sua e-bike em dia
+ 5 razões para trocar e cuidar da corrente da sua bicicleta
Mas nesse momento surgem dúvidas sobre qual equipamento deverá ser usado, qual a temperatura adequada da água, que tipo de pressão empregar e quais produtos químicos podem ser usados.
Diogo Gola, especialista em Bicicletas da Click Bike, explica que a lavagem correta e regular das bikes contribui para a durabilidade geral dos componentes. “A sujeira decorrente do pó, da chuva, do barro e de demais agentes externos pode ocasionar atrito e desgaste entre as peças, diminuindo a vida útil do equipamento”.
O que é bom para lavar a bike?
Por isso, o profissional recomenda que a limpeza seja feita com água fria e sem detergente, para não comprometer com a lubrificação das correntes. Para o caso das bicicletas elétricas e semi-elétricas, o especialista pontua que as limpadoras de pressão com jato médio são as melhores opções a serem utilizadas.
Na prova Sertões MTB, em 7 e 8 de julho, em Ibitipoca (MG), a Kärcher, empresa de limpeza, lavará gratuitamente todas as bikes da competição com lavadoras de alta pressão residenciais da Linha K, família de lavadoras com produção 100% nacional.
“Esses equipamentos que levaremos para a competição reduzem em até 80% o consumo de água, otimizam o tempo de limpeza e são ideais para limpeza de carros, motos e bicicletas”, acrescenta Fernanda Naresi, especialista em Trade Marketing da Kärcher e responsável pela organização da operação da empresa no Sertões Bike 2023 junto com Guilherme Mendes, analista de Marketing da Kärcher.
+ Como secar sua roupa de borracha? Confira as dicas