Comidas com tempero de alho estão presentes em boa parte dos pratos dos brasileiros, mas você tem o hábito de comer alho cru? Os nutricionistas esperam que sim! Isso porque esse alimento tem diversos benefícios para o organismo (com exceção para as pessoas com alterações gástricas!).
O alho é um condimento e medicamento fitoterápico usado há milhares de anos em quase todos os países do mundo. Um dos principais elementos ativos desse alimento é a alicina, componente responsável pelo odor característico do alho e pela defesa contra agentes externos.
+ Mito ou verdade: Água morna com limão faz bem à saúde?
+ Por que mulheres estão colocando alho na vagina?
+ De doenças ao uso de drogas: como o suor pode revelar nossos segredos
A nutricionista Pamela de Oliveira Miguel, da HealthMe, explica que a alicina é a responsável pelos diversos benefícios do alho para o nosso organismo. “A alicina confere os benefícios de potente antibiótico natural, ação antiviral, antimicrobiana, expectorante, antifúngica, vasodilatadora, imunoestimulante e diurética”, diz. “Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado ou triturado.”
Segundo a profissional, o alho ainda é fonte dos complexos de vitaminas A, C e E, além de ser rico em minerais como ferro, selênio, silício, iodo, cromo e enxofre.
“O alimento também pode auxiliar no controle da pressão arterial, redução do colesterol, envelhecimento e combate a doenças inflamatórias – já que possui ação antioxidante e vasodilatadora”, explica Pamela.
Verdade ou mito?
Muito é dito sobre o que o alho cru pode fazer para o nosso corpo e muitas pessoas não acreditam em alguns benefícios do alimento. Por isso, a nutricionista esclareceu quatro afirmações sobre o assunto, confira:
1) Comer alho cru aumenta a testosterona
Verdade. “O alho atua na síntese de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, que prejudica a ação da testosterona no organismo”, diz Pamela. Assim, o alimento diminui o efeito do cortisol, que não atrapalha a testosterona.
2) Alho cru aumenta a imunidade
Verdade. “O alho possui vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do sistema imunológico, como: vitamina C, selênio e zinco. Além das suas propriedades de ação antiviral, antimicrobiana e expectorante.”
3) Ingerir alho cru é bom para gripe
Verdade. “Não só o alho cru, como o aquecido, pois ele possui ele atua como um antibiótico natural e tem ação antiviral, antimicrobiana, antisséptica e anti-inflamatória.”
4) Alho cru é anti-inflamatório
Verdade. “O composto bioativo alicina presente no alho cru confere a ação anti-inflamatória desse alimento.”
Quanto, como e quando comer alho cru
Pamela de Oliveira afirma que o consumo de alho cru deve ser de até 4g ao dia. “O ideal é macerar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos, para depois utilizá-lo na forma crua ou aquecida”, indica.
Segundo a profissional, o horário de ingestão do alho não tem interferência em seu efeito.
Atenção! A nutricionista alerta que pessoas com alterações gástricas como gastrite e doenças intestinais devem ter cuidado com o consumo do alho cru para evitar desconfortos.
De acordo com um estudo publicado na Revista Nutrição Brasil, a alicina é um composto irritante do alho cru. “A alicina pode agir como agente oxidante e impedir o crescimento bacteriano, mas também pode causar danos à mucosa intestinal e gástrica”, informa a pesquisa.