No Brasil, rios sendo poluídos por esgoto são um grande problema. Mas na montanha mais alta da Coreia do Sul, os funcionários do parque nacional estão enfrentando um problema diferente: trekkeiros jogando comida diretamente nos cursos naturais de água. Um tipo específico de comida, em particular.
Segundo o The Korea Times, o Escritório Nacional do Parque do Monte Halla iniciou uma campanha para impedir que trekkeiros despejem o popular caldo de Ramyun (a versão coreana dos macarrões instantâneos japoneses conhecidos como Lámen) na montanha e em seus riachos.
Veja também
+ Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal
+ Um guia para você se divertir nos parques nacionais brasileiros
+ Dia do Orgulho LGBTQ+: atletas que prometem fazer a diferença em Paris 2024
Os macarrões instantâneos vêm em um pote descartável do qual você pode comer diretamente, após adicionar água quente. Isso os torna uma refeição conveniente para caminhadas – você só precisa levar um frasco de água quente também.
Mas os trekkeiros estão jogando as sobras diretamente na montanha, provavelmente pensando que a comida é biodegradável, o que não é e está causando uma dor de cabeça ambiental.
O caldo aparentemente contém um alto nível de sal, que pode contaminar o fluxo de água do vale, tornando impossível a vida de insetos aquáticos na água contaminada, alertou o Escritório Nacional do Parque em um post nas redes sociais.
E não é só isso. O sal também pode ameaçar as plantas, enquanto o odor pode atrair animais como doninhas e corvos para a área.
A montanha está lidando com até 30 galões de caldo descartados por dia. O problema se tornou tão grande que as autoridades do parque instalaram até cinco contêineres de 15 galões nos quais os visitantes podem despejar o excesso de caldo. E mesmo assim, isso não eliminou o problema.
Eles também colocaram placas pedindo aos caminhantes que usem apenas metade do macarrão instantâneo e da água em vez de fazer a quantidade total. Uma das placas diz: “Vamos preservar o Monte Halla limpo e passá-lo para os descendentes como ele é.”
O Monte Halla, com 1.947 metros de altura, está localizado na Ilha de Jeju, um popular destino turístico ao sul da península coreana, no Mar da China Oriental.