Você é culpado de um fenômeno comum de yoga? Você sai correndo pela porta depois da aula de yoga para tomar um café muito necessário e – no interesse do tempo, é claro – se esquece de limpar seu colchonete. Você vai fazer isso mais tarde, você pensa. E então dias ou até semanas se passam.
+ O melhor dos dois mundos: 4 trilhas que te levarão à praias lindas no litoral de SP
+ As melhores estratégias para criar bons hábitos
+ Hang Loose Pro Contest: brasileiros dominam títulos
Você pode imaginar que pode pular algumas lavagens, semelhante a como você veste aquele moletom velho nas manhãs frias e depois o joga de lado mais tarde. Mas com que frequência você realmente precisa limpar seu tapete de yoga?
Com que frequência você precisa limpar seu tapete?
Se você está praticando em seu próprio tapete de yoga em vez de alugar em seu estúdio local, provavelmente está lidando apenas com seus próprios micróbios, que são pequenos organismos que podem conter bactérias, em oposição aos de outros alunos. (Ufa.) Nesse cenário, você só precisa limpá-lo a cada duas ou três práticas para mantê-lo livre de suor, diz Jason Tetro, microbiologista e autor de The Germ Files. Portanto, se você praticar três vezes por semana, poderá designar um dia para ser sua rotina de desinfecção pós-aula para garantir que não perca a noção da última limpeza.
No entanto, se você estiver usando um tapete compartilhado, considere um processo de limpeza mais profundo – inclusive antes de praticar – pois você encontrará micróbios de outros alunos. “Essa bactéria que você está pegando em seu tapete de yoga pode acabar entrando em você e isso pode causar problemas”, diz Tetro. Você já deve estar familiarizado com algumas instâncias menos do que ideais em que esse tipo de transferência de bactéria ocorreu, inclusive em um vestiário da NFL.
Quanto àqueles momentos em que você está entrando em Salamba Bhujangasana (Postura da Esfinge), seu rosto a centímetros de seu tapete e de repente você sente um cheiro não tão reconfortante? Isso é um sinal de que seu tapete está atrasado para uma limpeza. O mau cheiro, proveniente dos resíduos da bactéria, é obviamente um indicador – chave de que seu tapete precisa ser desinfetado e não de uma limpeza rápida, diz Tetro.
Como faço para desinfetar meu tapete de yoga?
Surtando e pegando alguns lenços desinfetantes? Nós não o culpamos. No entanto, antes de começar a borrifar o tapete, considere o limpador que está usando. Por mais que você goste de opções totalmente naturais DIY, é melhor se ater aos produtos testados e comprovados quando se trata de limpar seu tapete de yoga.
Um relatório de 2016 conduzido por pesquisadores da Concordia University encontrou três produtos de limpeza totalmente naturais – um spray feito em casa com extrato de casca de salgueiro e óleo de tea tree, Gaiam’s Super Yoga Mat Wash e Grodi Yogi Yoga Mat Spray de uma loja Etsy – ser ineficaz no combate ao crescimento de Staphylococcus aureus (MRSA), uma bactéria que pode causar infecções por estafilococos (E sim, foi encontrado em tapetes de yoga). Infelizmente, isso significa que seus remédios de óleo essencial não vão funcionar quando se trata de higienizar seu tapete.
Em vez disso, a Tetro recomenda o uso de peróxido de hidrogênio, que vem em frascos e também em forma de lenços umedecidos. Depois de lavar todo o tapete com este desinfetante, certifique-se de que a superfície permaneça úmida por 30 a 60 segundos – o tempo ideal para reduzir os níveis de bactérias, diz ele.
Qual é a melhor maneira de limpar meu tapete de yoga depois de algumas aulas?
Entre essas limpezas ocasionais com desinfetante, atenha-se ao básico. Água e sabão, bem como sabão em pó, podem ajudar a manter as bactérias em um nível baixo, diz Tetro. Sem essa limpeza regular, as bactérias podem proliferar e causar essas infecções indesejadas e cheiro ruim.