Amsterdã é como um paraíso para os amantes da bicicleta, mas o aumento da popularidade do ciclismo também causa seus problemas. Com o coronavírus, o ciclismo se tornou ainda mais popular. As pessoas estão evitando o transporte público e até mesmo os carros em um esforço para se manterem saudáveis e ajudar o planeta, relatou o Guardian.
+ Como pedalar de modo seguro na pandemia
+ A pandemia pode fortalecer o uso de mais bicicletas e menos carros?
Usar carro na cidade está rapidamente se tornando uma raridade. Cerca de 37% das pessoas que declararam estar evitando o transporte público após o vírus estão optando pela bicicleta, de acordo com o The Guardian. Não é de se espantar: Amsterdã tem mais bicicletas do que pessoas: são 881.000 bikes, comparadas com 821,752 residentes. Para garantir a circulação dessa frota, a cidade tem uma malha de 767 quilômetros de ciclovias.
Isso é obviamente maravilhoso, mas a cidade precisa lidar com um novo problema: uma quantidade enorme de pessoas está acorrentando suas bicicletas a grades de pontes e arruinando a vista dos canais do município.
Para lidar com o problema de forma humanizada, funcionários municipais em Amsterdã estão instalando floreiras de madeira nas pontes, para impedir os ciclistas de prenderem suas bicicletas a grades. Além disso, a cidade vai instalar mais bicicletários na rua.
As bicicletas presas nas pontes não são apenas uma coisa desagradável, mas também forçam os pedestres a se aglomerar nas calçadas, o que é uma ameaça especial à saúde e à segurança no meio da pandemia, informou a CNN.
“O espaço para os pedestres é importante, agora mais do que nunca. Devido ao grande número de bicicletas estacionadas nas grades da ponte, há menos espaço nas calçadas já estreitas ”, disse o vice-prefeito Sharon Dijksma em um comunicado à CNN. “Isso cria situações inseguras.”
As floreiras serão mantidas pelos usuários dos centros de acolhimento, unidades semelhantes aos abrigos para sem-teto. Os canteiros de flores não são apenas uma forma ecológica de incentivar os ciclistas a estacionar em outro lugar, eles também são uma bela adição às lindas pontes de Amsterdã.