Com Bufoni, vice do ranking mundial e pista na praia, Rio recebe competição inédita de skate street

Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Pista inédita, atletas olímpicos, promessas da Seleção Brasileira e skatistas internacionais. Inspirado em famosos picos da capital fluminense, o Red Bull Rio Conquest desembarca, neste final de semana (dias 27 e 28), pela primeira vez no país, para desafiar as habilidades de grandes nomes do skate street em um formato original, na Praia de Botafogo e com vista ao Pão de Açúcar. O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções das fases decisivas em transmissão ao vivo pelo TikTok e pelo Sportv2, das 10h às 12h (horário de Brasília), no domingo (28).

Atletas olímpicos, promessas e alto nível de skate garantidos!

Embaixadora da competição, Leticia Bufoni voltará a sentir o calor da torcida em um torneio, de modo excepcional, no Rio de Janeiro. “Muito incrível ter esse evento aqui no Brasil, ainda mais no Rio de Janeiro, essa cidade linda. O campeonato tem formato diferente, traz picos da cidade pra dentro da pista e, com esses obstáculos, a competição fica muito mais interessante e divertida. Estou animada”, afirma a brasileira, detentora de cinco recordes mundiais e seis medalhas no X-Games.

Entre as mulheres, outras skatistas também chamam atenção. Oitava no ranking mundial, Gabriela Mazetto chega empolgada após superar Rayssa Leal, no STU de Porto Alegre (RS). Presente em Tóquio, Roos Zwetsloot (HOL) se junta às brasileiras, assim como Valentina Petric (CHI), eleita a melhor do seu país em 2021, Aldana Bertran (ARG) e Itzel Granados Flores (MEX). Representante fluminense, Vitória Mendonça é integrante da Seleção Brasileira e, para começar a andar de skate na infância, teve de improvisar a partir de uma garrafa pet.

Já na categoria masculina, o português Gustavo Ribeiro, vice-líder do ranking mundial, é um dos grandes destaques. Os brasileiros Lucas Rabelo e Giovanni Vianna lideram a equipe de estrelas do País, acompanhados de nomes imponentes como o campeão brasileiro João Lucas Alves, Eduardo Neves (quatro colocado na classificação geral do STU) e Gabryel Aguilar (terceiro brasileiro melhor colocado no ranking mundial).

skate Rio
Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Picos homenageados e sistema de competição original

Elaborada exclusivamente para o evento, a pista unirá diversos picos de skate famosos no Rio de Janeiro em um único espaço, sob o comando do curador Cezar Gordo, referência do esporte no Brasil. São eles: Borda Gringão, ao Estádio Nilton Santos, ao Monumento Zumbi dos Palmares, ao Cornetas, ao Monumento do Barão do Rio Branco, à Praça Mauá, ao Corrimão da Linha Amarela e ao Big Four.

E os diferenciais não param por aí. Em vez do clássico sistema de pontuação a cada volta ou trick, no Red Bull Rio Conquest os skatistas terão de mostrar as suas habilidades no 1×1. Deste modo, dois skatistas encaram a jam session ao mesmo tempo, sendo que um júri especializado escolherá qual atleta venceu a bateria para seguir na disputa pelo título.

O Red Bull Rio Conquest ainda contará com a parceria da Prada que, além de vestir dois dos atletas da competição, Lennon (BR) e Aldana Bertran (AR), marcará presença com sua Linea Rossa no evento, pista e também por um dos obstáculos, o Monumento ao Barão do Rio Branco, com uma premiação especial ao skatista que fizer a melhor manobra neste spot. Confira, abaixo, a lineup da competição:

Categoria feminina: Aldana Bertran (ARG), Carla Karolina, Charlotte Reyes (CHI), Gabriela Mazetto, Itzel Granados (MEX), Jazmin Alvarez (COL), Leticia Bufoni, Roos Zwetsloot (HOL), Valentina Petric (CHI), Vitória Mendonça, Ariadne Souza, Daniela Vitória, Gabriela Correa, Isabelle Menezes, Kemily Suiara, Lorena Fernanda, Maria Almeida, Duda Oliveira, Maria Lucia Campos, Rafaela Murbach, Virginia Fortes Águas, Vitoria Bortolo e Viviane Orlando.

Categoria masculina: Brayan Coria (MEX), Gabriel Ribeiro (POR), Giovanni Vianna, Gustavo Ribeiro (POR), Jake Wooten (EUA), Leandre Sanders (EUA), Lucas Rabelo, Trevor McClung (EUA), Yuri Facchini, Zion Wright (EUA), Bruno Silva, Denner Brooklin, Eduardo Neves, Gabriel Bila, Gabryel Aguilar, João Lucas Rodrigues, Jonathan Mentex, Lucas Silva Carvalho, Marcelo Batista, Matheus Mendes, Samuel Jimy e Vinicius Costa.

Serviço:

Sábado (27/05): Playoffs, das 10h às 18h (horário de Brasília)
Domingo (28/05): Semis e Finais, das 10h às 12h (horário de Brasília)
Local: Praia de Botafogo
Transmissão ao vivo do evento (dia 28/05): Perfil da Red Bull Brasil no TikTok (https://www.tiktok.com/@redbullbr) e pelo Sportv2







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo