Policiais Militares Ambientais (PMA) de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, capturaram uma cobra cascavel, dentro de uma casa, na última terça-feira (23). Os policiais foram acionados por um jovem de 23 anos, morador no bairro Industrial.
A serpente do espécime da Crocotalus durissus, conhecida popularmente como cobra cascavel, tinha cerca de de 1,5 m de comprimento e estava escondida atrás de uma porta, dentro da casa. Esta cobra é caracterizada pelo som de chocalho que faz.
Leia também:
+ O que fazer em caso de picada de cobra
+ Mordida por jararaca 3 vezes, médica pega Covid mas tem alta
“O homem telefonou para a PMA extremamente nervoso, quando viu o animal atrás da porta da residência e solicitava urgência na captura, pois havia crianças na casa”, escreveu em nota a instituição.
A Polícia Militar Ambiental capturou o réptil. A operação foi feita com ajuda de um equipamento especial usado pela PMA. A cobra cascavel mais tarde foi solta novamente, dessa vez em uma reserva florestal distante da cidade onde foi encontrada.
“As cascavéis são perigosas com grande poder de peçonha e veneno potente, mas não são agressivas e fogem rapidamente quando percebem movimentos. A cascavel brasileira possui veneno neurotóxico, ou seja, que atua no sistema nervoso, fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração”, informou a PM Ambiental.
Segundo um estudo realizado pelo Instituto Vital Brazil, no período de 1990 a 1993, mais de cinco mil pessoas foram picadas por cascavéis. Das 35 espécies que existem no mundo, apenas uma vive no Brasil – a Crotalus durissus. A cobra cascavel é encontrada em praticamente todo o país: do cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro até os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.